Reivindicação Direitos e Enfrentamento à Discriminação:

Um panorama das lutas institucionais das dissidências sexuais e de gênero no Brasil

Autores

Palavras-chave:

Movimento LGBT, Gênero, Sexualidade, Movimentos Sociais

Resumo

Este trabalho, desenvolvido no formato de ensaio, tem como objetivo produzir uma leitura ampla e situada sobre a produção do conhecimento científico que tem como objeto o a institucionalização do Movimento LGBT+ na reivindicação de direitos e no enfrentamento da discriminação. O corpus de análise foi constituído a partir de base de dados de revisão bibliográfica produzida para o desenvolvimento de duas pesquisas: uma investigação de doutorado e um projeto de pesquisa financiado pelo CNPq. O interlocutor prioritário neste texto são pesquisadores/as iniciantes no campo, os quais buscamos alimentar com nuances e outras leituras para as discussões desta agenda de pesquisa nos estudos de gênero e sexualidade no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Émerson Silva Santos, Universidade de Pernambuco

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS/UFCG). Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGEduc/CAA/UFPE). Foi membro do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT do Governo Federal no período 2017-2019. Autor do Livro "LGBTfobia na Educação e a Atuação da Gestão Escolar". Atualmente é professor na educação básica e no ensino superior.

Benedito Medrado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em psicologia social pela PUCSP (2002), docente dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da UFPE, e cocoordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE), integrante da coordenação da Rede Internacional de Pesquisas sobre Masculinidades

Benedito Medrado, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em psicologia social pela PUCSP (2002), docente dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da UFPE, e cocoordenador do Núcleo Feminista de Pesquisas em Gênero e Masculinidades (Gema/UFPE), integrante da coordenação da Rede Internacional de Pesquisas sobre Masculinidades

Referências

COLLING, Leandro. Que os outros sejam o normal: Tensões entre movimento LGBT e ativismo queer. Salvador: EDUFBA, 2015.

FACCHINI, Regina. Sopa de letrinhas? Movimento homossexual e produção de identidades coletivas nos anos 90. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

PEREIRA, Cleyton Feitosa. Notas sobre a trajetória das políticas públicas de direitos humanos LGBT no Brasil. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 4, n. 1, p. 115-137, 2016.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Rio de janeiro: Graal, 2001.

FRY, Peter. Da Hierarquia à Igualdade: a construção histórica da homossexualidade no Brasil. In: Para Inglês Ver: Identidade e Política na Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1982. cap. 4, p. 87-115.

GALEANO, Eduardo. As palavras andantes. Trad. Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM Editores, 2004.GREEN, James N. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: Unesp, 2019 [2000].

MEDRADO, Benedito. Produções culturais em gênero, sexualidade e direito: agenciamentos possíveis em tempos adversos. 2020. 23 f. Projeto de pesquisa – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.

MOTT, Luiz. Relações raciais entre homossexuais no Brasil colonial. Revista de Antropologia, v. 35, p. 169-189, 1992.

PERLONGHER, Néstor. O Negócio do Michê: A prostituição viril em São Paulo. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2008 [1987].

REIS, Toni. OS EBGLTs. In: CAETANO, Márcio; RODRIGUES Alexsandro; NASCIMENTO, Cláudio; GOULART, Treyce Ellen (Orgs.). Quando ousamos existir: itinerários fotobiográficos do movimento LGBTI Brasileiro (1978-2018). Rio Grande: FURG, 2018. cap. 14, p. 83-91.

SANTOS, Émerson Silva et al. A bandeira do arco-íris no coração do nordeste brasileiro: repertórios de interação socioestatais do movimento LGBT em Pernambuco entre 1980 e 2020. 2022. 223f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande.

SANTOS, Émerson; FEITOSA, Cleyton; VIEIRA, Rafael. Concepções Políticas do Coletivo Lutas e Cores: Movimento LGBT ou Ativismos Queer?. In: CARNEIRO, Jussara Costa (org.). Com a diferença tecer a resistência: 3º seminário desfazendo gênero. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2017.

SIMÕES, Júlio Assis; FACCHINI, Regina. Na trilha do arco-íris: do movimento homossexual ao LGBT. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2009.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018 [1986].

Downloads

Publicado

2025-03-23

Como Citar

Santos, Émerson S., Medrado, B., & Medrado, B. (2025). Reivindicação Direitos e Enfrentamento à Discriminação: : Um panorama das lutas institucionais das dissidências sexuais e de gênero no Brasil. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(3), 209–234. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/55315

Edição

Seção

Seção Temática