“CORPOS QUE ESCAPAM”

discursos sobre masculinidades e feminilidades na Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Masculinidades, Gênero, Educação Infantil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a partir de conversas com quatro (04) professoras de uma creche pública, localizada no município Mairi, Bahia, como compreendem, reproduzem e (re)investem acerca das masculinidades. A pesquisa, de viés qualitativo, teve a sua empiria produzida a partir das conversas como dispositivo de pesquisa. Nas conversas realizadas buscamos compreender como as professoras percebiam e trabalhavam nos espaçostempos da Creche, a produção das masculinidades e feminilidades dos sujeitos socialmente definidos como meninos e meninas. De modo a ampliarmos o debate acerca das interfaces entre gênero, criança, infância e masculinidades, ancoramo-nos em autoras/es das temáticas em questão. Este mesmo arcabouço teórico foi utilizado para (des)tecer diálogos e análises com as conversas realizadas com as professoras. As conversas (não) finais da pesquisa, apontam para ideias hegemônicas de padronização e regulação da masculinidade, gênero e sexualidade, defendidas por uma naturalização biológica e um discurso binário de gênero, presentes nas experiências narradas. Com o estudo, percebemos a necessidade de formação/ões docente que trabalhem com as questões de gênero, sexualidade e outros marcadores sociais de modo plurais, demonstrando que os modos de (re)existências dos corpos-vidas são múltiplos e diversos, construídos em meio aos desafios e possibilidades.

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Biografia do Autor

Daniel Lima dos Santos, Faculdade Regional e Riachão do Jacuípe (FARJ)

Pedagogo pela Faculdade Regional e Riachão do Jacuípe (FARJ).

Jéssica Reis de Santana Silva, Faculdade Regional e Riachão do Jacuípe (FARJ)

Pedagoga pela Faculdade Regional e Riachão do Jacuípe (FARJ).

Nilcelio Sacramento de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Professor da Universidade Federal do Tocantins, membro do grupo de estudos e pesquisa  Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POC's) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutor em educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

José Rodolfo Lopes da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), membro do grupo de estudos e pesquisa  Políticas dos Corpos, Cotidianos e Currículos (POC's) na UFPel. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e especialista em Relações de Gênero e Sexualidade pela mesma instituição.

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

Lima dos Santos, D. ., Reis de Santana Silva, J. ., Sacramento de Sousa, N. ., & Lopes da Silva, J. R. (2025). “CORPOS QUE ESCAPAM”: discursos sobre masculinidades e feminilidades na Educação Infantil. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(2), 71–96. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/55409

Edição

Seção

Artigos