Uma educação libertadora?

escuta e diálogo com estudantes migrantes e refugiadas no Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v10i2.55639

Palabras clave:

Educação libertadora, Mulheres migrantes e refugiadas, Ensino Superior, Multiculturalismo

Resumen

A globalização e fatores sociopolíticos, econômicos e educacionais, dentre outros, levam as pessoas a migrar. As mulheres migrantes e as refugiadas enfrentam desafios relacionados ao gênero, como violência, limitações no mercado de trabalho e nas oportunidades educacionais. Aquelas que conseguem ingressar no ensino superior podem enfrentar desafios adicionais na convivência e na permanência no ambiente acadêmico. Nesse cenário, este estudo teve como objetivo refletir sobre a educação como prática da liberdade, a partir das teorias de Paulo Freire e bell hooks, por meio de relatos pessoais de mulheres migrantes e refugiadas, estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Nas narrativas, são observados os principais desafios enfrentados, como falta de entusiasmo e solidão. Também se identifica que apoio e reconhecimento representam elementos essenciais para o bem-estar dessas mulheres, reforçando a ideia de que as ações de acolhimento e a (in)formação para a comunidade universitária que recebe essas mulheres são prementes.

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Biografía del autor/a

Yasmine Yohannes, Universidade de São Paulo

Graduada em Administração Internacional pela Universidade de Ciências Aplicadas da Suíça Ocidental, com especialização em gestão sustentável e comunicação humanitária. Possui especialização em Gestão Escolar pela Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) - USP (Universidade de São Paulo)

E-mail: yohannes.yasmine@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0009-0006-2316-6259

Renata Pucci, Methodist University of Piracicaba

Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba (PPGE/UNIMEP), Piracicaba, SP, Brasil. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa HiNaS - Grupo de Pesquisa Histórias de Vida, Narrativas e Subjetividade.

E-mail: renata_pucci@hotmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8880-4243

Citas

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Publicado

2025-03-17

Cómo citar

Yohannes, Y., & Pucci, R. (2025). Uma educação libertadora? : escuta e diálogo com estudantes migrantes e refugiadas no Ensino Superior. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(2), 6–31. https://doi.org/10.9771/cgd.v10i2.55639

Número

Sección

Artigos