Masculinidades

A universal, a relacional e a plural

Autores

Palavras-chave:

Masculinidades, Gênero, Queer

Resumo

Este trabalho objetiva classificar, com base no modelo de organização analítica dos estudos de gênero proposto por Berenice Bento, a produção acadêmica a respeito de masculinidades disponível no BDTD entre 2017 e 2022. Para tanto, além de apresentar as tendências analíticas elaboradas pela autora, tomamos como parâmetro as indicações de Joana Romanowski e Romilda Ens sobre como elaborar trabalhos classificados como Estado do Conhecimento. A partir da leitura dos 23 textos selecionados concluímos que a maioria dos trabalhos se enquadra na categoria relacional. Percebemos também a existência de uma mudança no paradigma dominante nesses estudos. Compreendemos que essa mudança se deve ao fato de haver uma demanda por possibilidades de leitura do masculino menos essencialistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Miranda, UFPE

Doutor e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor do curso de Licenciatura em Pedagogia e do Programa de Pós graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE-CAA).  https://orcid.org/0000-0001-9805-4792. E-mail: marcelo.gmiranda@ufpe.br

Referências

AMARAL, Marcos Martins do. Dimensão subjetiva da masculinidade: significações de homens gays sobre o papel da escola no processo de construção da masculinidade. 2019, 243 p. Dissertação [mestrado em educação] – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.

AGUIAR JUNIOR, José Durval. Professores de bebês: elementos para a compreensão da docência masculina na educação infantil. 2017, 124p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

BAIO, Halina Hauber. Masculinidades dissidentes no Cinema e as instabilidades inerentes às identidades. 2017, 138p. Dissertação [mestrado em ciências Sociais] – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

BAPTISTA, Rafael Ferraz. Discurso de gênero no espaço escolar: quais referências de masculinidades. 2019, 216p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2019.

BEAUVOIR, Simone de. O segundo Sexo: a experiência vivida. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2016.

BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond. 2006.

BOGÉA, Arthur Furtado, Discurso de gênero no espaço escolar: quais referências de masculinidades. 2019, 216p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2019.

BONIFÁCIO, Gabriel Hengstemberg. A profissionalização do docente masculino da educação infantil: inserção, estabilidade e atravessamentos. 2019, 121p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019.

BRITO, Leandro Teófilo de. Enunciações de masculinidade em jovens atletas de voleibol: leituras em horizonte Queer. 2018, 227p. Tese [doutorado em educação] – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

BUTLER, Judith. Sex and Gender in Simone de Beauvoir's Second Sex. Yale French Studies, n. 72, Simone de Beauvoir: Witness to a Century, pp. 35-49, 1986.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 20ª ed. Rio de janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CARVALHO, Grasiela Augusta Moraes Pereira de. Processo de (des)construção da masculinidade hegemônica na região metropolitana do Recife. 2017, 114 p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2017.

CONNELL, Robert, MESSERSCHMIDT, James w. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Estudos Feministas, Florianópolis, nº 21, p. 241-282, janeiro-abril/2013.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, Campinas - SP ano XXIII, no 79, Agosto/2002.

FILHO, Jairo Bardune. Masculinidades: um jogo de aproximações e afastamentos, o caso do jornal estudantil O bonde. 2017, 215p. Tese [doutorado em educação] – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.

FRANÇA, Filipe Gabriel Ribeiro. Pra fazer pensar e entreter: educação, produção corporal, sujeitos e masculinidades homossexuais na revista Junior (2007-2015). 2019, 282p. Tese [doutorado em educação] – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade 1: a vontade de saber. 10ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2020.

LARA, Talitha Couto Moreira. Quando dançam os homens: construções de gênero e masculinidades entre bailarinos em Belo Horizonte e Viçosa (MG). 2018, 185p. Tese [doutorado em ciências sociais] – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.

LEAL, Wellthon Rafael Aguiar. A construção das identidades dos homossexuais masculinos a partir do consumo das divas pop. 2017, 154p. Dissertação [mestrado em ciências sociais] – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.

LOURO, Guacira. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação. Estudos Feministas. Santa Catarina – Rio de Janeiro. p.541-253, 2001.

MAZZAROTTO, Rosilene. “Quero ser um pai como a minha mãe”: produção de masculinidades e o programa bolsa família. 2019, 118p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MELHADO, Rodrigo Casaut. Manas um estudo das mensagens sociais acerca das masculinidades gays no grupo de Facebook BIV. 2018, 155p. Dissertação [mestrado em ciências sociais] – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.

MISKOLCI, Richard. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2012.

NASCIMENTO, Emanuele Cristina Santos do. A pedagogia cultural da telenovela na construção de masculinidades negras. 2018, 140p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.

NOLASCO, Sócrates Alvares. O mito da masculinidade. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1993.

NOLASCO, Sócrates. De Tarzan a Homer Simpson: banalização e violência masculina em sociedades ocidentais. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2001.

PEREIRA, Erick Giuseppe B; BRITO, Leandro Teófilo. Meninos de verdade: discurso de masculinidades na educação física infantil. In: CAETANO, Marcio; JUNIOR, Paulo Melgaço da Silva (org). De guri a cabra macho: masculinidades no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2018.

ROMANOWISKI, Joana Paulin. ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Diálogo Educ., Curitiba, v. 6, n.19, p.37-50, set./dez. 2006.

SANTOS, Emerson Silva; LAGE, Allene. Poder patriarcal, machismo e homofobia: a atuação da câmara de vereadores de caruaru/pernambuco na aprovação do plano municipal de educação. In: XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e Sexualidade. 2016.

SANTOS, Diego Couto dos. “Mas e você, tá a fim de que?!”. Encenando no Grindr e Hornet: análise da sociabilidade masculina na rede dos aplicativos. 2018, 155p. Dissertação [mestrado em ciências sociais] – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.

SANTOS, Neide Pinto dos. Juventudes e masculinidades: conversando sobre gênero com estudantes em uma escola pública no município de feira de Santana-BA. 2019, 152p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2019.

SILVA, Tomás Tadeu da. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Tomas Tadeu Da Silva (org.) Stuart Hall, Kathryn Woodward. 15ª ed. Petrópolis – RJ: Vozes, 2017.

SILVA, Alexandre Rodrigo Nishiwaki da. Relações de gênero nos clássicos da didática: reflexões possíveis acerca da ideia de masculinidade. 2017, 210p. Tese [doutorado em educação] – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.

SILVA, Luciano Ferreira da. Mind the trap: construção de masculinidades juvenis e suas implicações com o desempenho escolar. 2018, 238p. Tese [doutorado em educação] – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

SILVA, Jose Rodolfo Lopes da. Seja homem de verdade (re)construindo masculinidades numa escola de cidade pequena e do interior. 2019, 165p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2019.

SILVA NETO, Claudio Marques da. Relações de Gênero e indisciplina escolar: Masculinidades em jogo. 2019, 305p. Tese [doutorado em educação] – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

SILVA, Marciano Antônio da. Professora sim. Professor também. Tio jamais: um estudo sobre masculinidades e docência no contexto da educação infantil na região agreste de Pernambuco. 2020, 244p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.

SIQUEIRA, Ronan de Almeida. Por onde andam os gogoboys de Juiz de Fora: território, mercado e performance entre os profissionais masculinos de dança erótica. 2018, 120p. Dissertação [mestrado em educação] – Universidade Federal de juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol.20, p.71-99, Jul/dez, 1995.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Gomes de Macedo, P. E., & Miranda, M. . (2025). Masculinidades: A universal, a relacional e a plural. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(4), 182–209. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/57039

Edição

Seção

Dossiê