Humor na superfície, discriminação nas entrelinhas

a piada como elemento de estigmatização de corpos transgressores da cisheteronormatividade

Autores

Palavras-chave:

Piada, Cisheteronormatividade, Preconceito, Mídia

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar a forma como corpos que transgridem a cisheteronormatividade são representados pela mídia de massa. Para essa finalidade, foi escolhida a metodologia qualitativa, por via da pesquisa documental, de episódios da “Escolinha do Professor Raimundo” — destacando o personagem “Seu Peru” — no programa original, de 1990 a 1995, reeditado no início dos anos 2000, e no programa da Nova Geração, com novos atores, exibido entre 2015 a 2020, ambos disponíveis no acervo Globoplay. Foi discutido como os elementos ditos femininos, como cor rosa, roupas e acessórios foram utilizados não para ressignificar o seu uso em homens, mas para servir de vexação por meio do estereótipo. O comportamento caricaturado como estereótipo também foi analisado como tendo sido utilizado para reforçar corpos não cisheteronormativos como excêntricos. Finalizando o estudo, foi observado que o humor presente no objeto estudado traduz, de modo deformado, as possibilidades de vivência da população LGBTQIAP+ em uma performance limitada, estereotipada e fomentada a partir do reforço do preconceito do imaginário popular. Deste modo, é importante olhar para a subjetividade produzida a partir de programas como esse, em especial por ser, até os dias de hoje, um referencial de humor no país.

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Biografia do Autor

Camila Miranda de Amorim Resende

Mestre e Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Programa EICOS/IP/UFRJ. Professora do Centro Universitário Geraldo di Biase / Volta Redonda – RJ e Psicóloga do Intituto Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2025-06-28

Como Citar

Silva Tavares de Moura, C., & Amorim Resende, C. M. de . (2025). Humor na superfície, discriminação nas entrelinhas: a piada como elemento de estigmatização de corpos transgressores da cisheteronormatividade. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(2), 461–478. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/60188

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Seção

Artigos