A história das mulheres como conteúdo curricular na educação básica

uma revisão da literatura

Autores/as

Palabras clave:

História das Mulheres, Currículo escolar, Lei n. 18226/21

Resumen

 O objetivo do estudo é analisar as produções científicas sobre a inclusão da história das mulheres no currículo na educação básica. Trata-se de uma revisão bibliográfica de trabalhos indexados em bases de dados. A partir dos critérios estabelecidos, foram selecionadas seis produções que constituíram o corpus dos trabalhos, os quais foram analisados a partir de duas categorias analíticas: i) Lei n. 18.226/21; ii) História das Mulheres no currículo. A pesquisa aponta a existência de poucos estudos sobre a história das mulheres no currículo escolar. Todos os trabalhos são de autoria feminina e problematizam o silenciamento ou a ausência da história da contribuição das mulheres para a sociedade.

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Biografía del autor/a

Gisele Dall'Igna Dallorsoletta, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestranda em Educação. Licenciada em História e Bacharel em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina  (Unoesc). Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Unoesc. É  professora no  Curso de Direito da Unoesc e membro do  Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC)

Neiva Furlin, 41 9 99855132

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com estágio doutoral na Universidade Nacional Autónoma de México (UNAM); graduada em Ciências Sociais pela UFPR. Pós-doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá- PR. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) – Brasil, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (NUPE) e líder do Grupo de Pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania (GEPPeC).

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Publicado

2025-05-24

Cómo citar

Dall’Igna Dallorsoletta, G. ., & Furlin, N. (2025). A história das mulheres como conteúdo curricular na educação básica: uma revisão da literatura. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 154–176. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/65235

Número

Sección

Artigos