Interseccionalidade para a professorada e a alunada da educação básica

Autores

  • Fernando Guimarães Oliveira da Silva Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Educação pública, Interseccionalidades, Formação humana

Resumo

Apresento um ensaio-manifesto-científico contrário ao avanço das políticas governamentais de extrema direta que têm ocupado o cenário educacional posterior a 2016. Pretendo ir na contramão das conspirações do ódio vociferado por cada pessoa-conservadora-extremista exterior à escola cujo objetivo é atacar a autonomia docente e a liberdade de ensinar. É impossível crer em um estilo único de existência cisheterocêntrico-branco-rico, sobretudo na divulgação desse modelo no ambiente escolar. Para contribuir com o enfrentamento de tais retrocessos, apresento os resultados de um projeto de pesquisa, realizado entre 2019 e 2021, com um viés de abordagem pós-crítica e decolonial das pesquisas em educação. Foi realizado um estado da arte com o enfoque da pesquisa bibliográfica nas seguintes plataformas: Banco de dissertações e teses do CAPES; Biblioteca digital do IBICT e Google acadêmico, nos meses de março e abril de 2021, para inventariar o uso da interseccionalidade pela professorada e alunada na educação básica. Como conclusão, observo docentes e discentes da educação básica não se apagando do processo formativo, pensando no uso da interseccionalidade como uma possibilidade de valorização de suas diferenças e na aprendizagem de práticas que levam a observar relações de poder por meio de opressões, violências e precariedades que os afetam.

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Biografia do Autor

Fernando Guimarães Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor do programa de pós-graduação em educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, Unidade de Paranaíba). Doutor em educação pela Universidade EStadual de Maringá (UEM).

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Silva, F. G. O. da. (2025). Interseccionalidade para a professorada e a alunada da educação básica. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 124–153. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52776

Edição

Seção

Artigos