A percepção feminina sobre as oficinas mecânicas no interior da Amazônia

Autores

  • Daniela Castro dos Reis UFPA
  • Stéfanny Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Leonardo Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Josilene
  • Camille

Palavras-chave:

Qualidade de serviços, . Oficinas mecânicas, Público feminino.

Resumo

A percepção das mulheres se revela também como uma métrica que permite analisar uma tendência de comportamento de consumo, fazendo com que a experiência desse público propicie um atendimento mais agradável e personalizado. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção feminina sobre as oficinas mecânicas (autorizadas e independentes) no interior da Amazônia. Uma pesquisa quantitativa, que se utilizou de um formulário com a escala Likert de cinco pontos. Adotou-se a estatística descritiva, utilizando o cálculo de Ranking Médio por meio por meio de três dimensões: Exposição, Atenção e Interpretação. Os resultados demonstram que se trata de mulheres jovens, casadas, a maioria não possui filhos ou têm um filho, sendo os esposos ou companheiros os responsáveis por cuidar da manutenção dos veículos. No fator “Exposição” as mulheres avaliam de forma mais positiva o ambiente de oficinas autorizadas. Na “Atenção”, elas consideram que ambas conferem atenção, tiram dúvidas e ouvem seus relatos. Na percepção sobre o pós-venda, houve diferença, na qual elas percebem de forma positiva o trabalho das oficinas autorizadas. Finalmente, o estudo concluiu que o atendimento prestado por empresas autorizadas de concessionárias é mais bem percebido pelo público feminino do que aquele prestado por oficinas menores e independentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA JÚNIOR, Renato Camara Victorio de. Estudo sobre o grau de satisfação dos usuários do serviço de transporte coletivo prestado pela empresa viação cidade corumbá ao município de Corumbá/MS. In: Revista GeoPantanal, n.23, p. 215-230, jul/dez. 2017. UFMS - Campus Pantanal.

BERGAMINI, Cecília Whintaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

CAMPOS, Roberta Dias; CASOTTI, Leticia Moreira; MENDONÇA Fabricio Molica de. Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis. RIMAR, Maringá, v.7, n.2, p. 194-207, Jul./Dez. 2017. Disponível em:<https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/9240/1/Atravessando%20sinais%20fechados-min.pdf> Acesso em: 09 maio 2020

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica e o sucesso das organizações. 3.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Sindicato por estado. 2015. Disponível em:<http://www.portaldaindustria.com.br/cni/institucional/sindicatos-por-estado/?estado=AC.> Acesso em: 26 maio 2020.

CONNELL, Raewyn. Gender: In World Perspective. Cambridge: Polity Press, 2009.

CONTE, Bruno Rigotto. Plano de marketing para uma oficina mecânica voltada ao público feminino. 2019. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação Departamento de Ciências Administrativas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2019.

COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos: Comportamento do Consumidor. Maringá: Unicesumar, 2016.

COZBY, Paul. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo. Atlas, 2003.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 2 ed. –São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005.

FERREIRA, Laura. Senna. A Racionalização da Indústria da Reparação Automotiva e a Resistência dos Mecânicos aos Modelos de Competência e de Empreendedorismo. – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, vol. 59, no 2, 2016. p. 517-551. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/dados/v59n2/0011-5258-dados-59-2-0517.pdf.>Acesso em: 03 fev. 2021.

GOMES, Mércia. Mulher no volante, não há perigo constante. Portal do Trânsito. 08/03/2019 Disponível em:< https://portaldotransito.com.br/opiniao/normas-e-legislacao/destaque-as-mulheres-no-transito/ > Acesso em: 16 fev. 2020.

HUMMES, Anna. Paula. A influência da tecnologia da montadora alemã Volkswagen no setor automotivo brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comércio Internacional) - Universidade de Caxias do Sul - RS. 2019. Disponível em:< https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/5073/TCC%20Anna%20Paula%20Hummes.pdf?sequence=1> Acesso em 12 fev. 2021

INCERTI, Tânia Gracieli, CASAGRANDE, Lindamir Salete. Discutindo gênero na educação profissional e tecnológica: conquistas, desafios, tabus e preconceitos. Cadernos Pagu, n(61). p. e216117, (2021). Disponível em: < https://www.scielo.br/j/cpa/a/sqTCxk8VxCKpYtn7Wm9hpHv/> Acesso em 12 fev. 2021

KUMMEL, Larissa Keppler. O comportamento de consumo da mulher: um estudo sobre a compra de automóveis. (Dissertação Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Jataí, Biguaçu, 2014. Disponível em:< http://siaibib01.univali.br/pdf/Larissa%20Kepler%20Kummel.pdf> Acesso em 29 jan. 2021.

LIMA, Bruno de. Startup brasileira cria "oficina digital" que identifica danos no carro com apenas uma foto. Pequenas Empresas, grandes Negócios. 08/11/2019. Disponível em:< https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2019/11/startup-brasileira-oficina-digital-danos-carro-foto.html.> Acesso em: 27 maio 2020.

MACÊDO, B. P. D. de. Gestão da qualidade: mensurando os serviços prestados pela center car da cidade de Currais Novos/RN. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande Norte. Currais Novos - RN. 2015. Disponível em:< https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33042/jspui/handle/123456789/1027> Acesso em 12 fev. 2021.

MARQUES, Katia; MESQUISTA, Maria Fernanda; SOUZA Joilson; Estudo de tendências de mercado. 2. ed. rev. e ampl. - Salvador: Sebrae Bahia, 2013. 172 f.

MEU AUTO. O primeiro aplicativo no brasil para busca de oficinas e pré-orçamento de vários serviços automotivos. Grupo Photon. 05/08/2019. Disponível em:< http://photon.com.br/meu-auto- e- o- primeiro- aplicativo- no- brasil- para- busca- de- oficinas- e- pre- orcamento- de- varios- servicos-automotivos/.> Acesso em: 27 maio 2021.

MIGUEL, Luís Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.

MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Quantidade de Habilitados - DENATRAN. Brasil. 2019. Disponível em:<https://infraestrutura.gov.br/component/content/article/115-portal-denatran/9080>Acesso em: 16 fev. 2020.

PEREIRA, Fausto Ruiz; Comportamento feminino nas oficinas mecânicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011.

PIMENTEL, I. H. de M.; Um estudo sobre o nível de aceitação de uma oficina mecânica especializada em atender o público feminino no mercado de Natal- RN. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 63 f. 2013. Disponível em: < https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/1/645/1/EstudoSobreONivel_Pimentel_2013.pdf> Acesso em: 08 abr. 2021.

POIATTI, Natalia Dus Escolaridade feminina e a sua importância na escolha voluntária da fecundidade. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE), v. 15, n. 4, p. 1786-1798, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: Disponível em:< https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13182>. Acesso em: 26 mar. 2021.

SCHIFFMAN, Harvey Richard; Sensação e Percepção. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

SOLOMON, Michael R.; O comportamento do consumidor. 11ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. 586 p.

SURMANI, Josiane de Souza; TORTATO, Cíntia De Souza Batista. Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero. Cad. Gên. Tecnol., Curitiba, v.12, n. 39, p. 210-224, jan./jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt

VILANOVA, Carolina. Especial: A evolução das oficinas de reparação. Revista o mecânico. 2015. Disponível em:<https://omecanico.com.br/a-evolucao-das-oficinas-de-reparacao/>. Acesso em: 18 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2025-04-17

Como Citar

Reis, D. C. dos, de Souza Santos Ferreira, S. ., Petrilli, L. ., Ferreira Mendes, J. ., & Bastos Guimarães, C. . (2025). A percepção feminina sobre as oficinas mecânicas no interior da Amazônia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(4), 105–128. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53745

Edição

Seção

Artigos