A percepção feminina sobre as oficinas mecânicas no interior da Amazônia

Authors

  • Daniela Castro dos Reis UFPA
  • Stéfanny de Souza Santos Ferreira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Leonardo Petrilli Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Josilene Ferreira Mendes
  • Camille Bastos Guimarães

Keywords:

Quality of services, Mechanical workshops, Female public

Abstract

Women's perception is a metric that allows analyzing a trend in consumption behavior, making the consumption experience pleasant and personalized. The objective of this study was to analyze the female perception of mechanical workshops in the interior of the Amazon. The survey results demonstrate that customer satisfaction about care and service is greater in relation to dealership workshops than in relation to independent workshops.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALMEIDA JÚNIOR, Renato Camara Victorio de. Estudo sobre o grau de satisfação dos usuários do serviço de transporte coletivo prestado pela empresa viação cidade corumbá ao município de Corumbá/MS. In: Revista GeoPantanal, n.23, p. 215-230, jul/dez. 2017. UFMS - Campus Pantanal.

BERGAMINI, Cecília Whintaker. Psicologia aplicada à administração de empresas: psicologia do comportamento organizacional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

CAMPOS, Roberta Dias; CASOTTI, Leticia Moreira; MENDONÇA Fabricio Molica de. Atravessando sinais fechados: negociações de gênero no consumo brasileiro de automóveis. RIMAR, Maringá, v.7, n.2, p. 194-207, Jul./Dez. 2017. Disponível em:<https://pantheon.ufrj.br/bitstream/11422/9240/1/Atravessando%20sinais%20fechados-min.pdf> Acesso em: 09 maio 2020

CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica e o sucesso das organizações. 3.ed. Barueri, SP: Manole, 2014.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA. Sindicato por estado. 2015. Disponível em:<http://www.portaldaindustria.com.br/cni/institucional/sindicatos-por-estado/?estado=AC.> Acesso em: 26 maio 2020.

CONNELL, Raewyn. Gender: In World Perspective. Cambridge: Polity Press, 2009.

CONTE, Bruno Rigotto. Plano de marketing para uma oficina mecânica voltada ao público feminino. 2019. 73 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação Departamento de Ciências Administrativas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2019.

COUTINHO, Fernanda Gabriela de Andrade; DOMINGUES, Deivison Augusto dos Santos: Comportamento do Consumidor. Maringá: Unicesumar, 2016.

COZBY, Paul. C. Métodos de pesquisa em ciências do comportamento. São Paulo. Atlas, 2003.

CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de ofícios nos primórdios da industrialização. 2 ed. –São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005.

FERREIRA, Laura. Senna. A Racionalização da Indústria da Reparação Automotiva e a Resistência dos Mecânicos aos Modelos de Competência e de Empreendedorismo. – Revista de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, vol. 59, no 2, 2016. p. 517-551. Disponível em:< http://www.scielo.br/pdf/dados/v59n2/0011-5258-dados-59-2-0517.pdf.>Acesso em: 03 fev. 2021.

GOMES, Mércia. Mulher no volante, não há perigo constante. Portal do Trânsito. 08/03/2019 Disponível em:< https://portaldotransito.com.br/opiniao/normas-e-legislacao/destaque-as-mulheres-no-transito/ > Acesso em: 16 fev. 2020.

HUMMES, Anna. Paula. A influência da tecnologia da montadora alemã Volkswagen no setor automotivo brasileiro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comércio Internacional) - Universidade de Caxias do Sul - RS. 2019. Disponível em:< https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/5073/TCC%20Anna%20Paula%20Hummes.pdf?sequence=1> Acesso em 12 fev. 2021

INCERTI, Tânia Gracieli, CASAGRANDE, Lindamir Salete. Discutindo gênero na educação profissional e tecnológica: conquistas, desafios, tabus e preconceitos. Cadernos Pagu, n(61). p. e216117, (2021). Disponível em: < https://www.scielo.br/j/cpa/a/sqTCxk8VxCKpYtn7Wm9hpHv/> Acesso em 12 fev. 2021

KUMMEL, Larissa Keppler. O comportamento de consumo da mulher: um estudo sobre a compra de automóveis. (Dissertação Mestrado em Administração) - Universidade do Vale do Jataí, Biguaçu, 2014. Disponível em:< http://siaibib01.univali.br/pdf/Larissa%20Kepler%20Kummel.pdf> Acesso em 29 jan. 2021.

LIMA, Bruno de. Startup brasileira cria "oficina digital" que identifica danos no carro com apenas uma foto. Pequenas Empresas, grandes Negócios. 08/11/2019. Disponível em:< https://revistapegn.globo.com/Startups/noticia/2019/11/startup-brasileira-oficina-digital-danos-carro-foto.html.> Acesso em: 27 maio 2020.

MACÊDO, B. P. D. de. Gestão da qualidade: mensurando os serviços prestados pela center car da cidade de Currais Novos/RN. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande Norte. Currais Novos - RN. 2015. Disponível em:< https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33042/jspui/handle/123456789/1027> Acesso em 12 fev. 2021.

MARQUES, Katia; MESQUISTA, Maria Fernanda; SOUZA Joilson; Estudo de tendências de mercado. 2. ed. rev. e ampl. - Salvador: Sebrae Bahia, 2013. 172 f.

MEU AUTO. O primeiro aplicativo no brasil para busca de oficinas e pré-orçamento de vários serviços automotivos. Grupo Photon. 05/08/2019. Disponível em:< http://photon.com.br/meu-auto- e- o- primeiro- aplicativo- no- brasil- para- busca- de- oficinas- e- pre- orcamento- de- varios- servicos-automotivos/.> Acesso em: 27 maio 2021.

MIGUEL, Luís Felipe; BIROLI, Flávia. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014.

MINISTÉRIO DA INFRAESTRUTURA. Quantidade de Habilitados - DENATRAN. Brasil. 2019. Disponível em:<https://infraestrutura.gov.br/component/content/article/115-portal-denatran/9080>Acesso em: 16 fev. 2020.

PEREIRA, Fausto Ruiz; Comportamento feminino nas oficinas mecânicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Marketing Empresarial) - Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2011.

PIMENTEL, I. H. de M.; Um estudo sobre o nível de aceitação de uma oficina mecânica especializada em atender o público feminino no mercado de Natal- RN. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 63 f. 2013. Disponível em: < https://monografias.ufrn.br/jspui/bitstream/1/645/1/EstudoSobreONivel_Pimentel_2013.pdf> Acesso em: 08 abr. 2021.

POIATTI, Natalia Dus Escolaridade feminina e a sua importância na escolha voluntária da fecundidade. In: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAEE), v. 15, n. 4, p. 1786-1798, out./dez. 2020. e-ISSN: 1982-5587. DOI: Disponível em:< https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13182>. Acesso em: 26 mar. 2021.

SCHIFFMAN, Harvey Richard; Sensação e Percepção. 5ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

SOLOMON, Michael R.; O comportamento do consumidor. 11ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2016. 586 p.

SURMANI, Josiane de Souza; TORTATO, Cíntia De Souza Batista. Curso E.M.I Técnico em Mecânica: o estágio e a questão de gênero. Cad. Gên. Tecnol., Curitiba, v.12, n. 39, p. 210-224, jan./jun. 2019. Disponível em: http://periodicos.utfpr.edu.br/cgt

VILANOVA, Carolina. Especial: A evolução das oficinas de reparação. Revista o mecânico. 2015. Disponível em:<https://omecanico.com.br/a-evolucao-das-oficinas-de-reparacao/>. Acesso em: 18 jan. 2021.

Published

2025-04-17

How to Cite

Reis, D. C. dos, de Souza Santos Ferreira, S. ., Petrilli, L. ., Ferreira Mendes, J. ., & Bastos Guimarães, C. . (2025). A percepção feminina sobre as oficinas mecânicas no interior da Amazônia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(4), 105–128. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53745

Issue

Section

Artigos