Lugar da mulher com deficiência é onde ela quer?

Estudo sobre a relação entre Gênero e Deficiência na Educação Superior

Autores/as

Palabras clave:

Gênero, Deficiência, Educação Superior, Revisão de Literatura

Resumen

O objetivo do artigo é mapear publicações sobre Gênero e Deficiência na Educação Superior. As pesquisas que relacionam Gênero e Deficiência na Educação Superior, especialmente com destaque para as experiências universitárias de mulheres com deficiência, ainda são incipientes. A consequência da pouca disseminação científica é a invisibilidade das barreiras que afetam essas mulheres e as impedem de ingressar, permanecer e concluir a Educação Superior. Considerando esses aspectos, o presente artigo é uma revisão de literatura, do período de 2018 a 2024. Constatou-se que, embora reduzido o número de publicações identificadas, há textos publicados sobre Gênero e Deficiência na Educação Superior com foco nas experiências de mulheres com deficiência. Mesmo que de forma exploratória, essas pesquisas indicam que o entrelace entre Gênero e Deficiência nas investigações é fundamental para dar visibilidade às barreiras que afetam, em particular, mulheres com deficiência na trajetória universitária.

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Biografía del autor/a

Jackeline Susann Souza da Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca (Espanha). Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É coordenadora do Projeto de Iniciação Científica "Indicadores de Acessibilidade na Perspectiva de Gênero", Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) e de Projetos de monitoria universitária nas disciplinas de Educação Inclusiva da UECE. 

Samuel da Silva Lima, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista no Projeto de Iniciação Científica " Indicadores de Acessibilidade na Perspectiva de Gênero", financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), no período de 2023 a 2024. 

Aurélia Reboucas Feitoza, Universidade Estadual do Ceará

Graduanda em Licenciatura plena em Geografia na Universidade Estadual do Ceará-UECE. É bolsista de monitoria universitária nas disciplinas de Educação Inclusiva na Faculdade Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE). 

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Publicado

2025-05-24

Cómo citar

Souza da Silva, J. S., da Silva Lima, . S. ., & Reboucas Feitoza, A. . (2025). Lugar da mulher com deficiência é onde ela quer? : Estudo sobre a relação entre Gênero e Deficiência na Educação Superior . Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 261–285. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/64091

Número

Sección

Artigos