Educação Infantil no Campo

O Projeto ICDS em Chanda, Bangaon, Bengala Ocidental, Índia

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação do Campo, Índia, Educação Popular, Interculturalidade

Resumo

O presente diário aborda uma situação etnográfica vivida na educação infantil no contexto rural indiano, tomando como referência a atuação da “Anganwadi School” em Chanda, Bangaon, Bengala Ocidental, vinculada ao “Integrated Child Development Services Scheme” (ICDS). Durante três manhãs, foram realizadas atividades pedagógicas com crianças e suas mães, combinando narrativas do folclore brasileiro, práticas musicais e exercícios pedagógicos estruturados. O projeto ICDS desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil e no suporte comunitário, oferecendo não apenas pré-alfabetização, mas também nutrição e cuidados médicos para crianças de zero a seis anos. As atividades promovidas evidenciaram a intersecção entre diferentes perspectivas educacionais, conectando práticas pós-construtivistas brasileiras com metodologias comunitárias indianas. As histórias de dois encantados brasileiros, Curupira e Boitatá foram usadas para a aprendizagem fonética das crianças, enquanto as cirandas brasileiras foram reinterpretadas pelas mães e crianças como parte de um ritual local, gerando uma conexão intercultural inesperada e positiva. A vivência reforçou o papel da educação popular no campo na construção de um ambiente de aprendizagem coletivo, no qual as mulheres desempenham funções centrais na organização e ensino comunitários.

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Biografia do Autor

Felipe Bruno Martins Fernandes, UFBA

Professor do Departamento de Antropologia e Etnologia da UFBA e coordenador do Gira - Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação. Coordenador do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (Edital PARFOR Equidade 2023). Mestre e doutor em Educação e Estudos de Gênero, com doutorado na UFSC e estágios no CLAGS/CUNY. Realizou três pós-doutorados em Estudos de Gênero, Antropologia Social e Antropologia da Educação. Seus interesses de pesquisa incluem políticas públicas de gênero e diversidade, movimentos LGBTTT, feministas e educação indígena.

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Fernandes, F. B. M. (2025). Educação Infantil no Campo: O Projeto ICDS em Chanda, Bangaon, Bengala Ocidental, Índia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 310–323. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/67012

Edição

Seção

Diários de Campo