Educação Infantil no Campo

O Projeto ICDS em Chanda, Bangaon, Bengala Ocidental, Índia

Autores/as

Palabras clave:

Educação Infantil, Educação do Campo, Índia, Educação Popular, Interculturalidade

Resumen

O presente diário aborda uma situação etnográfica vivida na educação infantil no contexto rural indiano, tomando como referência a atuação da “Anganwadi School” em Chanda, Bangaon, Bengala Ocidental, vinculada ao “Integrated Child Development Services Scheme” (ICDS). Durante três manhãs, foram realizadas atividades pedagógicas com crianças e suas mães, combinando narrativas do folclore brasileiro, práticas musicais e exercícios pedagógicos estruturados. O projeto ICDS desempenha um papel fundamental no desenvolvimento infantil e no suporte comunitário, oferecendo não apenas pré-alfabetização, mas também nutrição e cuidados médicos para crianças de zero a seis anos. As atividades promovidas evidenciaram a intersecção entre diferentes perspectivas educacionais, conectando práticas pós-construtivistas brasileiras com metodologias comunitárias indianas. As histórias de dois encantados brasileiros, Curupira e Boitatá foram usadas para a aprendizagem fonética das crianças, enquanto as cirandas brasileiras foram reinterpretadas pelas mães e crianças como parte de um ritual local, gerando uma conexão intercultural inesperada e positiva. A vivência reforçou o papel da educação popular no campo na construção de um ambiente de aprendizagem coletivo, no qual as mulheres desempenham funções centrais na organização e ensino comunitários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Bruno Martins Fernandes, UFBA

Profesor en el Departamento de Antropología y Etnología de la UFBA y coordinador de Gira - Estudios Feministas en Política y Educación. Coordina el curso de Licenciatura Intercultural Indígena (PARFOR Equidad 2023). Tiene un máster y doctorado en Educación y Estudios de Género, con estudios doctorales en la UFSC y el CLAGS/CUNY. Realizó tres postdoctorados en Estudios de Género, Antropología Social y Antropología de la Educación. Su investigación se centra en las políticas de género y diversidad, los movimientos LGBTTT, feministas y la educación indígena.

Publicado

2025-05-24

Cómo citar

Fernandes, F. B. M. (2025). Educação Infantil no Campo: O Projeto ICDS em Chanda, Bangaon, Bengala Ocidental, Índia. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 310–323. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/67012

Número

Sección

Diários de Campo