CORPOS "ESTRANHOS"

práticas de preconceitos e discriminações no ambiente escolar

Authors

Keywords:

Gênero. Sexualidade. Discriminação. Preconceito. Estranho.

Abstract

Resumo: Trata-se de um recorte de pesquisa que se busca analisar e compreender, a partir das falas de algumas diretoras de escolas, seus posicionamentos frente às atitudes de preconceitos e discriminações por parte das/os estudantes e professoras/es para com estudantes que expressam uma identidade de gênero considerada no imaginário social como “estranha” às normas binárias, socialmente esperadas para o gênero feminino e masculino. Utilizou-se como instrumento metodológico a análise de narrativas orais e transcritas a partir dos enfoques teórico-epistemológicos dos estudos de gênero e sexualidade. Reflete sobre as práticas estruturais dos processos de discriminações e dos preconceitos sofridos porestudantes “ditos” como meninos “efeminados” e meninas “masculinizadas” no ambiente escolar, como um ato político de reflexão-ação. As temáticas em torno do gênero e da sexualidade não envolvem apenas a problematização dos processos de ensino e aprendizagem, mas conformam valores, normas, e posicionamentos que são políticos e formativos diante da multiplicidade de experiências e vivências acerca do gênero e das sexualidades. Conclui-se que os corpos de meninos e meninas que não se conformam as normas binárias de sexo/gênero/desejo são categorizados na escola como estranhos, esquisitos, anormais, rebeldes, diferentes e violentos.

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CUERPOS "EXTRAÑOS": prácticas de prejuicio y discriminación en el entorno escolar

Published

2025-03-17

How to Cite

da Silva, G., Vigano, S. de M. M., & Zanela, M. . (2025). CORPOS "ESTRANHOS": práticas de preconceitos e discriminações no ambiente escolar . Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(2), 47–70. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/54256

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Section

Artigos