Experiences of transgender people in health and education institutions

Authors

Keywords:

Transgender people, Health services, Academic Institutions

Abstract

This work aims to understand situations experienced by transgender people in health services and educational institutions; and, identify the impacts resulting from situations experienced. It is a qualitative and descriptive research that fulfilled the six phases of the case study conceived by Yin and investigated transgender people over 18 years old. The interviews were conducted in person and/or via Google Meet. The collected data were transcribed in full and analyzed according to Bardin. Results: eight transgender people participated, three with secondary education and four with higher education. The right to use the social name is not respected by health professionals, despite successful reception experiences. In schools, the difficulty in using bathrooms and evasion are the main difficulties. It is noted, in different institutional contexts, similarities in reports of recurrent transphobia that keep these people away from health care and education, contributing to the increase of existing vulnerabilities. Final considerations: The importance of recognizing the need for more qualified professionals to assist these people and their specificities, with adequate care through empathy, is in line with the principles of the SUS and the ethics of professional practice.

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Author Biographies

Ester Mascarenhas Oliveira, Centro de Ensino Unificado de Brasília

Doutoranda em enfermagem(UNB), Enfermeira de Família e Comunidade.Possui graduação em Enfermagem (FTC). Mestra em enfermagem pelo Programa de pós-graduação em enfermagem, na linha Mulher, Gênero e Saúde, Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (PPGEnf/UFBA). Integrante do Centro de Estudos sobre Saúde da Mulher (GEM) e do Grupo de pesquisa Sexualidades, Vulnerabilidades, Gênero e Drogas (SVDG). Especialista em Linhas de Cuidado em Atenção Psicossocial (UFSC). Especialista em Saúde Mental (UFMA). Especialista em Gestão em Saúde (FIOCRUZ). Especialista em Auditoria de Sistemas e Serviços de Saúde (UFBA). Atua como docente do curso de enfermagem no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Integrante do Núcleo Docente Estruturante da no Centro Universitário de Brasília (UNICEUB). Atuou como professora da especialização em Saúde Mental com habilitação em Dependência Química, Família e Comunidade, da Faculdade da Cidade do Salvador. Atuou na coordenação e na assistência à saúde no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) e na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Atuou como docente no Programa Nacional pelo Emprego (PRONATEC) do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Atuou como Tutora no Curso de Especialização em Saúde da Família - Programa Mais Médicos (UFPEL).

Hellen Torres Coelho, Centro de Ensino Unificado de Brasília

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário de Brasília - UniCEUB (2021). Vice-presidente do Centro Acadêmico do UniCEUB (2018). Participante da Liga Acadêmica de Sistematização da Assistência de enfermagem (2019/2021). Enfermeira navegadora do ambulatório da geriatria do programa Cuidar+ (2022).

Paula Bastos Antunes, Centro de Ensino Unificado de Brasília

Graduanda em Enfermagem pelo Centro Universitário de Brasília - CEUB. Ex-presidenta do Centro Acadêmico de Enfermagem do CEUB (2021 - 2023). Doula e Educadora Perinatal pelo Transforma Doulas (2019- atualmente). Tesoureira da Liga de Humanização do Parto e Nascimento pela Universidade de Brasília - LHPN UnB (2019 - Atualmente). Fundadora da Liga de Cardiologia da Enfermagem do CEUB (LACE). Ex-bolsista Institucional de Projeto de Iniciação Científica (2021-2022).

Cleuma Sueli Santos Suto, Universidade do Estado da Bahia

Enfermeira (UEFS), Doutorado e Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem (UFBA). Especialista em Obstetrícia e Saúde Pública. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VII. Docente Permanente do Mestrado Profissional em Enfermagem (UEFS). Integrante dos grupos de pesquisa: Saúde da mulher, gênero e integralidade do cuidado (UFBA), Grupo QUALES (UNEB) e COGITARE (UEFS). Pesquisadora da Teoria da Representações Sociais e das temáticas: HIV/Aids, IST, sexualidade, atenção básica e enfermagem.

Bárbara Angélica Santos de Oliveira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestranda no Mestrado Profissional de Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS. Especialista em Saúde Pública pela Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana – UNEF (2021). Graduada pela Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana – FAT (2019) . Integrante do Núcleo de Pesquisa sobre Corpo, Gênero, Representações e Práticas de Cuidar (COGITARE) - UEFS. Pesquisadora de enfermagem, gênero e sexualidades.

Carle Porcino, Universidade Federal da Bahia

Carle Porcino, é psicóloga (FTC Salvador), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU/IHAC/UFBA) e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (PPGNEF/UFBA). Atua voluntariamente no Grupo Gay da Bahia (GGB).

Thais Alfaia de Santana Pardo, Uniprojeção

Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia e Graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Federal da Bahia. Mestre em Enfermagem pela UNB. Possui Residência em Enfermagem pela UFBA, Pós Graduação em Acreditação Hospitalar, Pós Obstetrícia, e Preceptoria em Saúde. Possui experiência em docência e preceptoria de ensino em enfermagem. Atualmente é Enfermeira Obstetra da Secretaria do Distrito Fedreral e consultora na área de desenvolvimento de pessoas e felicidade corporativa.

Luciana Neves da Silva Bampi, Universidade de Brasília

Pós-doutora em Bioética Clínica pela Universidad de Madrid. Madrid. Espanha. Doutora e Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília. Brasília. Brasil. Especialista em Saúde da Comunidade pela Universidade de Brasília. Brasília. Brasil. Enfermeira pela Universidade Federal de Rio Grande. Rio Grande do Sul. Brasil. Professora do Departamento de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília.

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Published

2025-03-17

How to Cite

Oliveira, E. M., Coelho, H. T., Antunes, P. B., Suto, C. S. S., Oliveira, B. A. S. de, Porcino, C. ., Pardo, T. A. de S. ., & Bampi, L. N. da S. (2025). Experiences of transgender people in health and education institutions . Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(2), 124–150. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/54843

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Artigos