Brecha de gênero na indústria da música e o Girls Rock Camp como máquina de guerra
Keywords:
Máquina de guerra, Indústria Criativa, Indústria da Música, Brecha de gêneroAbstract
The music industry is complex and competitive, and the scenario is even more difficult for female and gender-nonconforming professionals. The gender gap is a challenge, but public and private initiatives are mobilizing efforts to change the scenario. One initiative, active in the country for eleven years, is Girls Rock Camp Brasil (GRCB). Focused on girls aged seven to seventeen, its objective is feminist empowerment using music as a tool through collective practices. Over the course of a week, the girls form bands and perform musical and communication tasks; they practice an instrument (drums, bass, guitar, keyboard or vocals), write a song, rehearse and perform live; they also create the name, logo and costumes for the group. The project mobilizes hundreds of volunteers, and the rapid completion of registrations attracts attention. Due to this mobilizing potential and its transgressive air, this research focuses on analyzing the GRCB and proposes an approximation between it and the war machine, a philosophical concept proposed by Gilles Deleuze and Félix Guattari (1997b), understanding the Camp as a powerful and imaginative way of confronting the status quo in the music industry.
Downloads
References
ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.
ARRUDA, Thabata Lima. A presença feminina nos festivais brasileiros de 2016 a 2018. Zumbido - Publicação Digital do Selo Sesc, 05 de Julho de 2019. Disponível em <https://medium.com/zumbido/a-presença-feminina-nos-festivais-brasileiros-de-2016-a-2018-23b64f2a374>. Acesso em: 30 nov. 2020.
BATISTELA, Fabiana; GALEOTTI, Marcela; GOMES, Renata; RIBAS, Daniela. Mulheres Na Indústria Da Música No Brasil: Obstáculos, Oportunidades e Perspectivas. Núcleo de Pesquisa Sim São Paulo - Data Sim. São Paulo, 2019. Disponível em <https://drive.google.com/file/d/1Ia18nIk6XGTAq_V-GX6dV42Pus6DZst7/view>. Acesso em: 22 jul. 2023.
BERAS, Cesar; FEIL, Gabriel Sausen. Sociologia do Rock/Cesar Beras; Gabriel Sausen Feil (Orgs.). Jundiaí, Paco Editorial, 2015.
BUTLER, Judith P. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade/11a ed. Judith Butler; tradução, Renato Aguiar. - 11a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs : capitalismo e esquizofrenia, v. 4. São Paulo: Ed. 34, 1997a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs : capitalismo e esquizofrenia, v. 5. São Paulo: Ed. 34, 1997b.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2010.
FEIL, Gabriel S. Atividade criativa-máquina de guerra: elementos constitutivos. In: BONITO, Marco; DE LIMA, Gerson; DOS SANTOS, Larissa Conceição (Org.) Comunicação em contexto de pesquisa. São Borja: Unipampa; Assis: Triunfal Gráfica e Editora, 2019.
______. Comunicação e Indústria Criativa - Modos de usar. Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática. v. 16, n.32, p. 278-297, 2017.
JAMBEIRO, O.; FERREIRA, F. Compreendendo as Indústrias Criativas de Mídia: contribuições da economia política da comunicação. Revista Comunicação Midiática, v.7, n.3, 2012.
KEYCHANGE, The Movement, 2021. Disponível em: <https://www.keychange.eu/themovement/>. Acesso em: 27 abr. 2023.
MIDANI, André. Do vinil ao download. 1a. ed. - Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2015.
ROCK N ROLL CAMP FOR GIRLS: Girls Rock Camp History. Disponível em: <https://girlsrockcamp.org/about/history>. Acesso em: 05, dez. 2022.
ROLNIK, Suely. Arquivo para uma obra-acontecimento. Ativação da memória corporal da poética de Lygia Clark e seu contexto. 2011. Artigo Publicado originalmente em "Projeto de ativação da memória corporal de uma trajetória artística e seu contexto". Livreto que compõe a caixa-arquivo com 53 entrevistas. São Paulo/Paris: Cinemateca Brasileira e SESC, e Carta Blanca Éditions, 2011. ISBN: 978-2-9536129-0-5. (DVD)
RAMIRO, M. Parangolé again, meu irmão. ARS (São Paulo), 21(47), 80-105. 2023.
RUIDOSA, La. ¿Cómo Ha Evolucionado La Brecha De Género En Los Escenarios De América Latina? 2019. Disponível em <https://somosruidosa.com/lee/brecha-de-genero-america-latina/?utm_source=Ruidosas&utm_campaign=b33ce69a90-EMAIL_CAMPAIGN_2019_05_08_12_17_COPY_29&utm_medium=email&utm_term=0_45c26a7b41-b33ce69a90-213902241/>. Acesso em: 28 abr. 2023.
UBC - União Brasileira de Compositores. Por Elas Que Fazem A Música: Relatório 2020. São Paulo, 2020. Disponível em <http://www.ubc.org.br/anexos/publicacoes/por-elas-que-fazem-a-musica-2020.pdf>. Acesso em: 03 dez. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.