Política e carnaval:
Como narrar a militância ancestral de Fernanda Benvenutty
Keywords:
Travesti, Biografia, Fernanda Benvenutty, AntropologiaAbstract
Este ensaio pretende refletir sobre o processo coletivo de construção de escrita da biografia de uma das mais importantes ativistas do movimento trans e travesti no Brasil, Fernanda Benvenutty, que faleceu em 2020. Mostra os atravessamentos e desafios das pessoas escritoras do livro na elaboração da obra, bem como de algumas reverberações antropológicas fruto desse encontro.
Downloads
References
ALBERT, Bruce. « Anthropologie appliquée ou 'anthropologie
impliquée'? ». In: BARÉ, Jean-François (ed.) Les applications de
l'anthropologie: un essai de réflexion collective depuis la
France. Paris: Karthala editions, 1995, pp. 87-118.
COLLINS, Patricia Hill. "Truth-telling and intellectual activism".
Contexts, vol. 12, n. 1, p. 36-41, 2013. DOI 10.1177/1536504213476244.
LIMA, Lux Ferreira. Trânsitos em texto: uma análise comparada
de biografias e autobiografias de pessoas trans no Brasil e nos
Estados Unidos. Tese de doutorado em Antropologia Social. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2022.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória. São Paulo:
Perspectiva, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.