INTERVENCIÓN CON LOS ADOLESCENTES

OFICINAS DE SEXUALIDAD, AFECTIVIDAD Y PREVENCIÓN A LA VIOLENCIA

Autores/as

Palabras clave:

SEXUALIDAD, AFECTIVIDAD, PREVENCIÓN, ADOLESCENCIA

Resumen

El trabajo con los derechos sexuales y reproductivos de los adolescentes es esencial por la posibilidad que una intervención ofrece de fortalecimiento de los jóvenes, contribuyendo para la protección de sí y del otro. Partiendo del presupuesto de que la sexualidad va allá de los aspectos biológicos y comprende cuestiones relacionadas al afecto, autoestima, diálogo, realizamos una intervención que ha consistido en el desarrollo de oficinas de dinámicas grupales direccionadas a adolescentes de 12 a 15 años y que promovió el debate y formación sobre los temas de sexualidad y afectividad, con foco en la prevención a situaciones de violencia en relacionamientos. Este artículo objetiva presentar la experiencia del equipo en el desarrollo de las acciones con los alumnos de 6º y 7º años de 8º y 9º años del enseño fundamental II, agrupados en dos turmas, de una escuela municipal de Alfenas - MG y discutir avances y dificultades para el trabajo de la educación sexual en las escuelas actualmente. El trabajo realizado contribuyó a la formación de los adolescentes, auxiliando en el ejercicio de la ciudadanía y emprendió esfuerzos para que la educación sea un espacio esencial para la afirmación de los derechos sexuales (y reproductivos) de los adolescentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Emanuelly Andrade Sartori Simões, Universidade Professor Edson Antônio Vellano

Discente do Curso de Psicologia da Universidade Professor Edson Antônio Velano - Unifenas.

Claudia Helena Gonçalves Moura , Universidade Professor Edson Antônio Vellano

Docente do Curso de Psicologia da Universidade Professor Edson Antônio Velano, campus Alfenas. Pós-doutora e doutora em  Psicologia  Escolar  e  do  Desenvolvimento  Humano  pela  Universidade  de  São  Paulo. Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei. Orientadora do Projeto de Extensão “Gênero em discussão: diálogo e intervenção com a comunidade”.

Irys Eduarda Apolidorio Rocha, Universidade Professor Edson Antônio Vellano

Discente do Curso de Psicologia da Universidade Professor Edson Antônio Velano.

Citas

ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1995.

AGÊNCIA SENADO. O que é pobreza menstrual e porque ela afasta estudantes das escolas. 2021. Disponível em:< https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/o-que-e-pobreza-menstrual-e-por-que-ela-afasta-estudantes-das-escolas>, Data de acesso: 28 dez. 2022.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos de ensino fundamental. Secretaria de Educação Fundamental, Brasília, DF, 1998. Disponível :< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf>. Data de acesso: 03 jun. 2022.

BRASIL, Lei nº. 11.340, de 7 de agosto de 2006. (Lei Maria da Penha).

BRASIL. Marco legal: saúde, um direito de adolescentes. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à saúde, Área de saúde do adolescente e do jovem. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.

BRASIL. Caderno Gênero e diversidade sexual na escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, SECAD- Ministério da Educação., 2008. Disponível em:< http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_cad4_gen_div_prec.pdf>. Data de acesso: 03 jun. 2022.

CABRAL, C. S. Articulações entre contracepção, sexualidade e relações de gênero. Saúde e Sociedade. v. 26, n.4, p.1093-1104, 2017.

CARVALHO, C. de S.; SILVA, E. R.; SOUZA, S. J.; SALGADO, R. G. Direitos sexuais de crianças e adolescentes: avanços e retrocessos. Psicologia Clínica. v.24, n.1; p. 69-88, 2012.

CADERNO ESCOLA SEM HOMOFOBIA. Disponível em:< https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bGjtqbyAxV88KSj5FGExAhHNjzPvYs2V8ZuQd3TMGj2hHeySJ6cuAr5ggvfw/escola-sem-homofobia-mec.pdf>. Data de acesso: 28 dez 2022.

CASTILHO. A. Reações características de grupo. In: ______. A dinâmica de trabalho de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1994.

CEDARO, J. J.; BOAS, L. M. S. V.; MARTINS, R. M. Adolescência e sexualidade: um estudo exploratório em uma escola de Porto Velho, RO. Psicologia: ciência e profissão. v.32, n.2, p.320-339, 2012.

CHADE, J. Brasil leva religião à ONU e encaminha projetos que citam educação sexual. Site Uol. 15 jun. 2020. Disponível em:<https://noticias.uol.com.br/colunas/jamil-chade/2020/07/15/evangelicos-dao-o-tom-da-postura-internacional-do-brasil.htm> . Data de acesso: 22 jun. 2022.

ESTADO DE MINAS NACIONAL. Governo lança campanha que prega abstinência sexual contra gravidez precoce. 3 fev. 2020. Em. Disponível em:< https://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2020/02/03/interna_nacional,1119158/governo-lanca-campanha-prega-abstinencia-sexual-gravidez-precoce.shtml>. Data de acesso: 18 dez. 2022

FURLANETTO, M. F.; LAUERMAN, F.; COSTA, C. B.; MARIN, A. H. Educação sexual em escolas brasileiras: revisão sistemática da literatura. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 168, p. 550-571, abr./jun. 2018. Disponível em:< https://doi.org/10.1590/198053145084> . Data de acesso: 03 maio 2022.

FURLANI, J. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Ano 16, 2022.

GESSER, M.; OLTRAMARI, L. C.; PANISSON,, G. Docência e concepções de sexualidade na educação básica. Psicologia & Sociedade, v. 27 n. 3, p. 558-568, 2015. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.1590/1807-03102015v27n3p558>, Data de acesso: 18 maio 2022.

GIFE. Combater os altos índices de violência contra meninas e mulheres depende de mudança cultural. 16 ago. 2021. Disponível em:< https://gife.org.br/combater-altos-indices-de-violencia-contra-meninas-e-mulheres-depende-de-mudanca-cultural/>, Data de acesso: 28 nov. 2022.

LEVORATO, G. F.; PEREIRA, M. Brasil está atrás de vizinhos em educação sexual, aponta estudo. Portal Comunicare. 7 set. 2020. Disponível em: <https://www.portalcomunicare.com.br/brasil-esta-atras-de-vizinhos-em-educacao-sexual-aponta-estudo/>.Data de acesso: 20 jan. 2022.

MARCON, A. N.; PRUDÊNCIO, L. E. V.; GESSER, M. Políticas públicas relacionadas à diversidade sexual na escola. Psicologia Escolar e Educacional. v. 20, n.2, p. 291-301, maio/ago 2016. Disponível em:< https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572016000200291>. Data de acesso: 03 maio 2022.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Principais ações em saúde para prevenção da gravidez na adolescência. Secretaria de Ação Primária da Saúde. 06 fev. 2020. Disponível em:< https://aps.saude.gov.br/noticia/7196>, Data de acesso: 28 dez. 2020.

MURTA, S.G.; SANTOS, B.R.P.; ARAÚJO, I.F.; MARTINS, C.P.S.; OLIVEIRA, B.; CANGUSSÚ, E.D.A. Intervenção breve para promoção de direitos sexuais e reprodutivos e prevenção à violência no namoro em adolescentes. In ZANELLO, V.; ANDRADA, A.P.M. Saúde mental e gênero: diálogos, práticas e interdisciplinaridades. Curitiba: Appris, 2014.

PIOVESAN. F. O que são Direitos Reprodutivos?. Portal Geledés. Disponível em:< https://www.geledes.org.br/o-que-sao-direitos-reprodutivos/?amp=1&gclid=Cj0KCQjw08aYBhDlARIsAA_gb0d2wiWAZ6r_8TKOQO5_2Ga_4URpX1hK3_2PlCrtHIbS7f31OZtmpkMaApU7EALw_wcB>, Data de acesso: 26 ago 2022.

SERRÃO, M. Aprendendo a ser e a conviver. 2 ed. São Paulo: FTD, 1999.

SIMÕES, M.E.A.S; MOURA, C.H.G. Relato de experiência de um Projeto de extensão: discutindo gênero na comunidade. Revista Diversidade e Educação. v. 10, n.1, 0.388-405, 2022. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/13952>. Data de acesso: 20 jan. 2023.

SOARES, S. M.; AMARAL, M. A.; SILVA, L. B.; SILVA, P. A. B. Oficinas sobre sexualidade na adolescência: revelando vozes, desvelando olhares de estudantes do Ensino Médio. Escola Ana Nery Revista de Enfermagem. v. 12, n. 3, p.485-491, set./2008.

Publicado

2024-12-28

Cómo citar

Andrade Sartori Simões, M. E., Helena Gonçalves Moura , C. ., & Apolidorio Rocha, I. E. (2024). INTERVENCIÓN CON LOS ADOLESCENTES: OFICINAS DE SEXUALIDAD, AFECTIVIDAD Y PREVENCIÓN A LA VIOLENCIA. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(1), 280–309. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52742

Número

Sección

Seção Temática