Poder disciplinar e dispositivo de sexualidade na série Sex Education

possíveis paralelos com o contexto educacional brasileiro

Autores/as

Palabras clave:

Poder disciplinar, Dispositivo de sexualidade, Sex Education

Resumen

O presente artigo tem como objetivo analisar a relação do poder disciplinar e o dispositivo de sexualidade na terceira temporada de Sex Education (2021) com os possíveis paralelos com o contexto nacional de educação brasileiro. O trabalho perpassa pela noção foucaultiana de poder, e como ele pode resultar em um poder disciplinar dentro do espaço escolar a partir do desenrolar da trama da série, compreendendo a prática discursiva do dispositivo de sexualidade na produção de corpos ditos normais e anormais. Dessa forma, Sex Education fornece subsídios para um olhar crítico sobre acontecimentos no contexto nacional brasileiro de educação, sobretudo a propagação de falácias como ideologia de gênero e a censura das temáticas sexualidade e gênero da Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

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Biografía del autor/a

Matheus Lima dos Santos, UNIPAR

Persona transfemenina, con mención en psicología en la Universidade Paranense (UNIPAR). Sus áreas de interés son; psicología, arteterapia y salud pública con enfoque en población LGBTIAP+. También es artista y guionista. Vive por y para el amor.

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Publicado

2025-03-17

Cómo citar

Lima dos Santos, M., Fernanda Monteiro Cavalcante, M., Adriano Bessao, L., & Ceccon Martins, T. (2025). Poder disciplinar e dispositivo de sexualidade na série Sex Education: possíveis paralelos com o contexto educacional brasileiro. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(2), 179–200. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/53060

Número

Sección

Seção Temática