Transcendendo as Margens

Reflexões sobre Representações Lésbicas e Ciborgues em Doctor Who

Autores/as

Palabras clave:

Doctor Who, Feminismo, Ciborgue, Relações de Poder

Resumen

Este estudo investiga a representação de personagens femininas e a inclusão de diversidade sexual na série "Doctor Who". Especificamente, analisa-se a personagem Bill Potts, uma mulher negra lésbica, como um marco na representação de mulheres na série. Utilizando a teoria narrativa de Mieke Bal (2009) o conceito de ciborgue de Donna Haraway (1991), o estudo explora como a série usa imagens e metáforas para abordar temas complexos como marginalização, objetificação, isolamento, resistência e celebração da diversidade. A transformação de Bill em um ciborgue é destacada como uma crítica à despersonalização e objetificação das identidades marginalizadas, e como uma possibilidade de transcender normas de gênero e sexualidade. O estudo conclui que a representação de personagens femininas em "Doctor Who" reflete a complexidade e a diversidade da experiência feminina, apesar das limitações da heteronormatividade e do foco predominante em enredos românticos. A análise contribui para a compreensão das mudanças na televisão e reflete a transformação na percepção e valorização das mulheres e da diversidade sexual na sociedade contemporânea.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sheisa Bittencourt, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale e Mestra em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). É especialista em Marketing Organizacional através da Faculdade Educacional da Lapa (2016) e Bacharela em Design Gráfico com ênfase em mídias eletrônicas pela Universidade Feevale (2014). Também possui um mestrado (incompleto) em Design de Multimédia pela Universidade de Coimbra (Portugal). Como profissional e pesquisadora busca ampliar conhecimentos sobre a união do design com o audiovisual. Possui ampla experiência como professora de design e informática. Sua atuação vai desde aulas de graduação, passando por cursos técnicos até oficinas e palestras.

Franciele Amaral da Cunha, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Mestra em Comunicação pela Unisinos. Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Feevale. Possuí vasta experiência dentro do cenário cultural de Porto Alegre. 

Regina de Oliveira Heidrich, Universidade Feevale

Pesquisadora e docente, especializada em tecnologia, inclusão social e educação. Possui ampla experiência em projetos interdisciplinares financiados por agências renomadas. Sua pesquisa se concentra em Brain Computer Interface (BCI) e Ergonomia. Coordena o Centro de Design da Universidade Feevale e lidera projetos inovadores, como o uso de Realidade Virtual na educação de pessoas com paralisia cerebral. Consultora para questões de inclusão e membro de grupos de pesquisa renomados.

Publicado

2025-03-23

Cómo citar

Bittencourt, S., Amaral da Cunha, F. ., & de Oliveira Heidrich, R. . (2025). Transcendendo as Margens: Reflexões sobre Representações Lésbicas e Ciborgues em Doctor Who. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(3), 35–70. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/55671

Número

Sección

Artigos