Cuidado transcultural na assistência de enfermagem à comunidade LGBTQIAP+
revisão de escopo
Palabras clave:
Cuidado de enfermagem, Enfermagem Transcultural, Minorias Sexuais e de Gênero, Pessoas LGBTQIAResumen
Mapear o cuidado transcultural na assistência de enfermagem à comunidade LGBTQIAP+. Adotou-se como questão norteadora: como o cuidado transcultural é desenvolvido para a assistência de enfermagem à população LGBTQIAP +? A coleta de dados foi realizada em agosto de 2022 nas bases de dados Scopus, Web of Science, PubMed, CINAHL, Biblioteca virtual em Saúde e literatura cinzenta. Foram selecionados 26 estudos para compor a revisão. Observou-se que o desenvolvimento do cuidado transcultural para a população LGBTQIAP+ é pouco abordado e a maioria dos enfermeiros não consegue ofertar um cuidado culturalmente competente em sua totalidade. As evidências mostraram que a dificuldade de prestar um cuidado culturalmente congruente inicia-se na formação universitária e docente, criando lacunas de conhecimento e tornando necessárias ações de educação continuada e treinamento voltadas para o cuidado transcultural à pessoa LGBTQIAP+.
Descargas
Citas
ADAMS, Glenda M.; TURNER, Karen. Increasing self-awareness in nursing students to promote culturally competent care within a lesbian population. Journal of Obstetric, Gynecologic & Neonatal Nursing, v. 45, n. 3, p. S5, 2016.
ALBUQUERQUE, Grayce Alencar et al. Cultural care: sexual orientation as bias in health care practices. International Archives of Medicine, v. 8, n. 32, 2015.
ALVES, Cassio Murilo Rodrigues. O papel da enfermagem no rompimento dos preconceitos LGBT nos serviços de saúde. Revista, v. 8, n. 3, 2019.
ALVES, Héryka Laura Calú et al. Uso das teorias de enfermagem nas teses brasileiras: estudo bibliométrico. Cogitare Enfermagem, v. 26, 2021.
ARAÚJO, Ellen Thallita Hill et al. Acolhimento à população de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros na atenção básica. Revista Enfermagem Atual, v. 92, n. 30, p. 119-125, 2020.
ARAÚJO, Wánderson Cássio Oliveira. Recuperação da informação em saúde: construção, modelos e estratégias. ConCl: Conv. Ciênc. Inform., v. 3, n. 2, p. 100-134, 2020.
ATAÍDE, Isis Silva et al. “Tem um minuto para mim?”: diálogos entre formação inicial e responsabilidade social em Enfermagem. Saúde em Redes, v. 6, n. 3, 2020.
AYDOGDU, Ana Luiza Ferreira. Enfermagem transcultural: um desafio na formação em enfermagem. Journal Health NPEPS, v. 7, n. 1, 2022.
BAKKER, Leslie; CAVENDER, Angela. Promoting culturally competent care for gay youth. The Journal of School Nursing, v. 19, n. 65, 2003.
BOTELHO, Rafael Guimarães; OLIVEIRA, Cristina Cruz de. Literatura branca e cinzenta: uma revisão conceitual. Ciência da Informação, v. 44, n. 3, p. 501-513, Brasília: 2015.
BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasília: Ministério da Saúde. 1. ed., 1. reimp. 2013.
BRISTOL, Sarah; KOSTELEC, Teresa; MACDONALD, Ryan. Improving emergency health care workers’ knowledge, competency, and attitudes toward lesbian, gay, bisexual, and transgender patients through interdisciplinary cultural competency training. Journal of Emergency Nursing, v. 44, n. 6, p. 632-639, 2018.
BROCA, Priscilla Valladares; FERREIRA, Márcia de Assunção. Equipe de enfermagem e comunicação: contribuições para o cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 65, n. 1, 2012.
CABORAL-STEVENS, Meriam; ROSARIO-SIM, M.; LOVENCE, K. Cultural competence of nursing faculty of the LGBT population. Nursing Primary Care, v. 2, n. 3, p. 1-4, 2018.
CARVALHAIS, Maribel et al. Estudantes de enfermagem relativamente à comunidade LGBT: conhecimentos, atitudes e competência cultural. Revista de Investigação e Inovação em Saúde, v. 3, n. 2, 2020.
CASTLEBERRY, Jennifer. Addressing the gender continuum: a concept analysis. Journal of Transcultural Nursing, v. 30, n. 4, 2018.
CORTES, Helena Moraes et al. Saúde mental de mulheres transgêneras: uma revisão integrativa de literatura/Mental health of transgender women: an integrative literature review. Journal of Nursing and Health, v. 12, n. 3, 2022.
ELIASON, Michele. Cultural diversity in nursing care: the lesbian, gay, or bisexual clients. Journal of Transcultural Nursing, v. 5, n. 14, 1993.
FREDRIKSEN-GOLDSEN, Karen et al. Creating a vision for the future: key competencies and strategies for culturally competent practice with Lesbian, Gay, Bisexual, and Transgender (LGBT) older adults in the health and human services. Journal of Gerontological Social Work, v. 57, p. 80-107, 2014.
GARBERS, Samantha et al. Providing culturally competent care for LGBTQ youth in school-based health centers: a needs assessment to guide quality of care improvements. The Journal of School Nursing, 2017.
GIMÉNEZ-ESPERT, María del Carmen et al. Empatia, inteligência emocional e comunicação em enfermagem: efeito moderador de fatores organizacionais. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 28, 2020.
GOMES, Sávio Marcelino; NORO, Luiz Roberto Augusto. Competências para o cuidado em saúde de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais: desenvolvimento e validação de instrumento avaliativo. Saúde e Sociedade, v. 30, n. 4, 2021.
GUERIN, Ella. What are the benefits of educating nurses on transgender health? Transgender Health, v. 06, n. 04, 2020.
HARDACKER, Cecilia et al. Adding silver to the rainbow: the development of the nurses’ health education about LGBT elders (HEALE) cultural competency curriculum. Journal of Nursing Management, v. 22, p. 257-266, 2014.
HENRIQUEZ, Nadine; HYNDMAN, Kathryn; CHACHULA, Kathryn. It’s complicated: Improving undergraduate nursing students’ understanding family and care of LGBTQ older adults. Journal of family nursing, v. 25, n. 4, p. 506-532, 2019.
HICKERSON, Kirsten; HAWKINS, Linda A.; HOYT-BRENNAN, Ann Marie. Sexual orientation/gender identity cultural competence: A simulation pilot study. Clinical Simulation in Nursing, v. 16, p. 2-5, 2018.
HOYER, Grace. Transcultural self-efficacy of nursing education leaders and faculty related to non-binary sexual identities. Master's Theses, and Doctoral Dissertations, and Graduate Capstone Projects, 2013.
KAIAFAS, Kristen N.; KENNEDY, Tonia. Lesbian, gay, bisexual, transgender, queer cultural competency training to improve the quality of care: an evidence-based practice project. Journal of Emergency Nursing, v. 47, n. 4, p. 654-660, 2021.
KRAUS, Shaina; DUHAMEL, Karen. Culturally competent care for older LGBTQ patients. Nursing, v. 48, n. 8, 2018.
LANDRY, Jessica; KENSLER, Paula. Providing culturally sensitive care to women who are in the sexual minority or are gender nonconforming. Nursing for Women’s Health, v. 23, n. 2, 2019.
LEININGER, Madeleine. Culture care theory: a major contribution to advance transcultural nursing knowledge and practices. J Transcult Nurs, v. 13, n. 189, 2002.
MARGOLIES, Liz; BROWN, Carlton G. Increasing cultural competence with LGBTQ patients. Nursing, v. 49, n. 6, p. 34-40, 2019.
MARTINS, Dilermando Aparecido Borges et al. Uma análise da Política Nacional de Saúde Integral LGBT à luz do conceito gramsciano de Estado ampliado. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 126, 2021.
MATTOS, Samuel Miranda; CESTARI, Virna Ribeiro Feitosa; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Scoping protocol review: PRISMA-ScR guide refinement. Rev Enferm UFPI, v. 12, n. 1, 2023.
MCEWING, Evan. Delivering culturally competent care to the lesbian, gay, bisexual, and transgender (LGBT) population: education for nursing students. Nurse Education Today, v. 94, 2020.
MISENER, Terry Richard et al. Sexual orientation: A cultural diversity issue for nursing. Nursing Outlook, v. 45, n. 4, 1997.
MORAES FILHO, Iel Marciano et al. O papel da enfermagem no rompimento dos preconceitos LGBT nos serviços de saúde. Revista, v. 8, n. 3, 2019.
OLIVEIRA, Ester Mascarenhas et al. Corpo de homem com (tre)jeitos de mulher?”: imagem da travesti por enfermeiras. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019.
OUZZANI, Mourad et al. Rayyan—a web and mobile app for systematic reviews. Systematic reviews, v. 5, p. 1-10, 2016.
PAGE, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. International journal of surgery, v. 88, p. 105906, 2021.
PARENTE, Jeanderson Soares et al. Saúde LGBTQIA+ à luz da bioética principialista. Revista Bioética, v. 29, n. 3, 2021.
PETERS, Micah DJ et al. Updated methodological guidance for the conduct of scoping reviews. JBI evidence synthesis, v. 18, n. 10, p. 2119-2126, 2020.
PITTIGLIO, Laura; LIDTKE, Joshua. The use of simulation to enhance LGBTQ+ care competencies of nursing students. Clinical Simulation Nursing, v. 56, p. 133-136, 2021.
POLLOCK, Danielle et al. Moving from consultation to co-creation with knowledge users in scoping reviews: guidance from the JBI Scoping Review Methodology Group. JBI evidence synthesis, v. 20, n. 4, p. 969-979, 2022.
SILVA, Camila Pureza Guimarães et al. Da educação em serviço à educação continuada em um hospital federal. Escola Anna Nery, v. 24, n. 4, 2020.
SILVA, José Carlos Pacheco da et al. Diversidade sexual: uma leitura do impacto do estigma e discriminação na adolescência. Ciência & Saúde Coletiva, v. 26, n. 07, p. 2643-2652, 2021.
SMITH, Paul Steven. Cultural competence of nurse practitioners: providing care for gay and lesbian clients. UNLV Theses, Dissertations, Professional Papers, and Capstones. Dissertation. Doctor of Philosophy Nursing. University of Nevada, Las Vegas, 2016.
SOUSA, Josueida de Carvalho. Tecnologia para consulta de enfermagem às mulheres transexuais à luz da teoria transcultural de Leininger. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 75, n. 5, 2022.
STRONG, Kristy L.; FOLSE, Victoria N. Assessing undergraduate nursing students’ knowledge, attitudes, and cultural competence in caring for lesbian, gay, bisexual, and transgender patients. Journal of nursing education, v. 54, n. 1, p. 45-49, 2015.
SUK-JEONG, Kang; MIN, Hye Young. Effects of LGBT nursing education using simulation. Korean Journal of Women Health Nursing, v. 25, n. 4, 2019.
THE JOINT COMMISSION. Advancing effective communication, cultural competence, and patient and family-centered care for the lesbian, gay, bisexual, and transgender (LGBT) community: a field guide. The California Endowment, 2011.
TRICCO, Andrea C. PRISMA. Extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR): checklist and explanation. Annals of Internal Medicine, v. 169, n. 7, p. 467-473, 2018.
WILKERSON, Johnny Michael. Creating a culturally competent clinical environment for LGBT patients. Journal of Gay & Lesbian Social Services, v. 23, p. 376-394, 2011.
WYCKOFF, Elizabeth. LGBT cultural competence of acute care nurses. Journal for Nurses in Professional Development, v. 35, n. 3, p. 125-131, 2019.
ZIEGLER, Erin et al. Desenvolvimento de um kit de ferramentas educacionais online para os cuidados de enfermagem das minorias de orientação sexual e identidade de gênero. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 29, n. e3470, 2021.
PETERS; Godfrey, McInerney, Munn, Tricco, Khalil, 2020. Aromataris E, Lockwood C, Porritt K, Pilla B, Jordan Z, editors. JBI Manual for Evidence Synthesis. JBI; 2024
MATTOS, Samuel Miranda; CESTARI, Virna Ribeiro Feitosa; MOREIRA, Thereza Maria Magalhães. Protocolo de revisão de escopo: aperfeiçoamento do guia PRISMA-ScR. Rev Enferm UFPI, p. e3062-e3062, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.