Gênero e Desigualdades na Educação Profissional e Tecnológica

Um olhar sobre a divisão sexual do trabalho

Autores

Palavras-chave:

Trabalho, Desigualdades, Gênero, Educação profissional e tecnológica

Resumo

O presente estudo decorre de pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica cujo escopo incide em analisar relações de trabalho e gênero no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Camaquã, RS. Adotou-se como procedimento metodológico entrevistas semiestruturadas com dez servidoras e foram realizadas no ano de 2022. Tal empreendimento ancora-se nas interlocuções dos estudos sobre gênero, em articulação com os estudos no campo da Educação Profissional e Tecnológica, permitindo problematizar o espaço da Educação Profissional no Brasil que, desde a sua gênese, constitui-se como “lugar masculino”. Para qualificar este estudo, partimos de autoras como Scott e Saffioti e de interlocuções com produções científicas no plano teórico-empírico para aprofundar o tema. A pesquisa permitiu inferir que as relações desiguais de poder estão presentes nos espaços da educação profissional e tecnológica e materializam-se em forma de desigualdades e opressões de gênero vivenciadas pelas servidoras.

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Biografia do Autor

Pérsida Pereira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFSul). Bacharela em Ciências Contábeis (UNIASSELVI) e Especialista em Finanças. Técnica Administrativa em Educação (Técnica em Contabilidade); Coordenadora de Orçamento, Contabilidade e Finanças no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL) campus Camaquã. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (GEPEJE/CNPq/IFSul) e membro do Projeto de Pesquisa A Voz da Resistência: as Slammers Negras do Século XXI. É integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFSul campus Camaquã. E-mail: persidasilva@ifsul.edu.br

Daniela Medeiros de Azevedo Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio
doutoral no Instituto de Ciências Sociais na Universidade
de Lisboa. Possui Pós Doutorado em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É
professora de Sociologia no Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
(IFSUL) e docente permanente no Programa de Pós-
Graduação em Educação Profissional e Tecnológica
(ProfEPT/IFSul). Líder no Grupo de Estudos e Pesquisas
em Juventudes e Educação (GEPEJE/CNPq/IFSul).

 

Referências

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Publicado

2025-03-17

Como Citar

Pereira da Silva, P., & Medeiros de Azevedo Prates, D. (2025). Gênero e Desigualdades na Educação Profissional e Tecnológica: Um olhar sobre a divisão sexual do trabalho. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(2), 32–46. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/54926

Edição

Seção

Artigos