População Trans* e a universidade:

Transições, permanência e pertencimento.

Autores

Palavras-chave:

População Trans, Educação, Universidade

Resumo

A questão de gênero tem sido uma pauta muito discutida nos dias atuais, principalmente quando falamos sobre desigualdades sociais e econômicas, preconceitos e exclusão. Com um olhar focal na população trans, a presente pesquisa pretende apontar como a falta de políticas públicas, os mecanismos de exclusão e as dificuldades de conviver em um ambiente predominantemente cisheteronormativo interferem no ingresso e na permanência dessa população nas universidades. Considerando a invisibilidade das questões trans e a ausência de dados oficiais, este estudo busca aproximar-se dessas questões por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com três universitários(as) trans. A partir dos resultados levantados foi possível apontar para diversos fatores que influenciam negativamente no ingresso e permanência da população nas Instituições de Ensino Superior (IES), explorando suas experiências ao longo da trajetória do ensino básico até o ensino superior e fundamentando-se na literatura e referencial teórico existente.

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Biografia do Autor

Pedro Caparelli, São Judas Tadeu

Graduado em Psicologia na Universidade São Judas Tadeu

Luiz Rodrigues Santos Torres, São Judas Tadeu

Graduado em Psicologia na Universidade São Judas Tadeu

Gabriel Morales Giusti , São Judas Tadeu

Graduado em Psicologia na Universidade São Judas Tadeu

José Alberto Roza Júnior, São Judas Tadeu

Professor universitário, pesquisador em exclusão social com recorte em gênero, raça e sexualidade, palestrante e psicologo clinico de orientação psicanalítica

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

Caparelli, P., Santos Torres, L. R., Morales Giusti , G., & Alberto Roza Júnior, J. (2024). População Trans* e a universidade:: Transições, permanência e pertencimento. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(1), 168–194. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/56525

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Seção Temática