Arqueervos escuiresidos
práticas trans-formativas na desobediência radical e filosófica negra
Palavras-chave:
Filosofia, Crítica radical negra, Transfeminismo, Negritude, SexualidadeResumo
Resenha do livro "Ex/orbitâncias" escrito por abigail Campos Leal e lançado em 2021 pela GLAC Edições.
Downloads
Referências
CAMPOS LEAL, abigail. A transição é uma fuga: as poéticas do infinito y o fim da ontologia. 2024. 244 f. Tese (Doutorado) - Pós-Graduação em Filosofia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41461 . Acesso em: 02 fev. 2025.
CAMPOS LEAL, abigail.Ex/orbitâncias: os caminhos da deserção de gênero.São Paulo: GLAC Edições, 2021.
CAMPOS LEAL, abigail. me curo y me armo, estudando: a dimensão terapêutica y bélica do saber prete y trans. Pandemia Crítica, n.052. São Paulo: n-1 edições, 2020.
FERREIRA DA SILVA, Denise. A dívida impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política e Living Commons, 2019.
GUIMARÃES, Janaina; TRAJANO, Katharine. Ensaios por uma educação histórica decolonial para (e por) as dissidências desde Pernambuco. Recife: EDUPE, 2023.
NASCIMENTO, Letícia Carolina Pereira do. Transfeminismo. São Paulo: Jandaíra, 2021.
SILVA, Vinícius da. Nas encruzilhadas da imaginação radical preta e travesti. Aguarrás, vol. 9, n. 39. São Paulo: Uva Limão, JAN/JUN 2022. Disponível em: <http://aguarras.com.br/encruzilhadas-preta-travesti/>. Acesso em: 15 ago. 2022. Acesso em: 02 fev. 2025.
SOUZA, Neusa Santos. Tornar-se negro: as vicissitudes do negro brasileiro em ascensão social. Rio de Janeiro: Graal, 1983.
VERGUEIRO, Viviane. Por Inflexões Decoloniais de Corpos e Identidades de Gênero Inconformes:: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade. 2015. 244 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/19685/1/VERGUEIRO%20Viviane%20-%20Por%20inflexoes%20decoloniais%20de%20corpos%20e%20identidades%20de%20genero%20inconformes.pdf . Acesso em: 02 fev. 2025.
WOLFF, Cristina Scheibe. Políticas da emoção e do gênero no Cone Sul. Curitiba: Brazil Publishing, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230126. Acesso em: 02 fev. 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.