Educação como ponte para dignidade

um relato etnográfico acerca do papel da educação na trajetória de trabalhadoras domésticas em Natal, no Rio Grande do Norte

Autores/as

Palabras clave:

Antropologia e educação, Emprego doméstico, Práticas educacionais, Gênero

Resumen

A educação é um processo bem mais amplo do que englobam as práticas escolares formais. Por isso, está atravessada por diversas instâncias da vida cotidiana, como gênero, classe, raça, trabalho, família, entre outras. A educação também atravessa a vida de mulheres que exercem a função de trabalhadora doméstica. Portanto, este relato etnográfico objetiva investigar, os processos educacionais a partir da trajetória de três mulheres, que desempenham a função de trabalhadora doméstica, em Natal, no Rio Grande do Norte. Como resultados e discussão centrais foi notório, a partir das trajetórias investigadas,  que mesmo que o acesso à escolarização tenha sido restringido ou dificultado, a educação em suas vidas fez parte de um projeto de vida.

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Biografía del autor/a

Adara Pereira da Silva, UFRN

Doutoranda e Mestra em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social

Pesquisadora Capes

Atualmente desenvolve pesquisas acerca do trabalho doméstico em uma perspectiva do Gênero e Estado

Membro do corpo Editoral da Revista Equatorial

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Publicado

2025-08-20

Cómo citar

Pereira da Silva, A. (2025). Educação como ponte para dignidade: um relato etnográfico acerca do papel da educação na trajetória de trabalhadoras domésticas em Natal, no Rio Grande do Norte. Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(3), 1146–1164. Recuperado a partir de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/54173

Número

Sección

Diários de Campo