As masculinidades e a melancolia de gênero em jovens gays afeminados
Keywords:
Masculinidade hegemônica, Jovens gays, Juventudes, Melancolia de gêneroAbstract
The movement of disidentification with hegemonic masculinity and heterosexuality generates a melancholic process in the constitution of gender and dissident sexuality. Youth is associated with the circuit of this symbolic economy as the moment in life that most carries the expectation of its materialization that is male, masculine and heterosexual boys. When young people realize that they are unable to follow this “cultural recipe”, they begin to constitute themselves due to the vulnerability of their identities and the feeling of mourning persists through sociocultural disconnections. We objectively analyzed the determinants of the production of gender melancholy in the life trajectory of young effeminate gay men. We used a qualitative approach, the data were produced through semi-structured interviews, whose systematization was based on the Cores of Meaning, as proposed by Aguiar and Ozella (2006; 2013). We identified that the identity of young, gay and effeminate people is marked by the fear of spending their entire lives as mobilizers of social conflicts that undermine all their processes of belonging and attachment, leading to an inhibitor of all potential for gender and sexuality agency and the a lowering of oneself that causes fatigue and exhaustion of resistance from social institutions.
Downloads
References
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. R. bras. Est. pedag., v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.
AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de Significação como Instrumento para a Apreensão da Constituição dos Sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 2, n. 26, p. 222-245. 2006.
ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. O preconceito contra o nordestino. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. 3. ed. São Paulo: Edições MMM, 2012.
BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.
BUTLER, J. The force of non-violence. New York: Verso Books, 2020.
CARVALHO, M. E. P.; ANDRADE, F. C. B.; JUNQUEIRA, R. D. Gênero e diversidade sexual. EFPB, 2009. Disponível em: www.ufpb.br>contents>noticias>didaticos>glossarioEscolasPlurais1. Acesso em: 01 mar. de 2024.
CONNELL, R. Gênero em termos reais. São Paulo: nVersos, 2016.
CONNELL, R. Masculinities. Ciudad Universitaria: UNAM-PUEG, 2003.
CONNELL, R.; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ref/a/cPBKdXV63LVw75GrVvH39NC/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. de 2024.
DAYRELL, J.; CARRANO, P. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (Orgs.). Juventude e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
GREEN, J. N. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: Editora da UNESP, 2019.
LOPES, P. O. HIV e AIDS, passado e presente: os gays como representação social da doença, Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 5, 2021. Disponível em:https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/30028/23651. Acesso em: 01 mar. de 2024.
LOURO, G. L. Pedagogias de gênero e sexualidade. In: LOURO, G. L. (Orgs.). O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MARQUES JÚNIOR, K. N. Masculinidades bicha: trajetórias escolares das bichas no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2022.
MOURA, R. G.; NASCIMENTO, R. P. O gay afeminado nas organizações: uma tensão permanente com padrões heteronormativos. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 29, n. 1, 2021.
OLIVEIRA, M. R. G. O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
SAFATLE, V. Dos problemas de gênero a uma teoria da despossessão necessária: ética, política e reconhecimento em Judith Butler. In: BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
SANTOS, I. et al. Prótese parcial removível de carapaça na reabilitação de jabuti-piranga (Chelonoidis carbonária SPIX, 1824): relato de caso. Enciclopedia biosfera, v. 17, n. 34, 2020. Disponível em:https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2091. Acesso em: 26 fev. 2024.
SCOTT, J. Gênero: Uma Categoria Útil para a Análise Histórica. Recife: SOS: Corpo e Cidadania, 1995.
WELZER-LANG, D. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas, v. 2, n. 9, p. 460-482, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/WTHZtPmvYdK8xxzF4RT4CzD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 mar. de 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.