As masculinidades e a melancolia de gênero em jovens gays afeminados

Autores

Palavras-chave:

Masculinidade hegemônica, Jovens gays, Juventudes, Melancolia de gênero

Resumo

A desidentificação com a masculinidade hegemônica e com a heterossexualidade, sua principal sinalizadora, gera um processo melancólico na constituição do gênero e da sexualidade dissidente. Associa-se a juventude ao circuito dessa economia simbólica como o momento da vida que mais carrega a expectativa de sua materialização, isto é, meninos-homens, másculos e heterossexuais. Quando os jovens percebem que não conseguem seguir essa “receita cultural”, passam a constituir-se pela própria vulnerabilidade de suas identidades e a melancolia persiste mediante as desvinculações socioculturais. Com isso, objetivamos analisar os determinantes de produção da melancolia de gênero na trajetória de vida de jovens gays afeminados. Utilizamos uma abordagem qualitativa, e os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, cuja sistematização foi feita com base nos Núcleos de Significação, conforme proposto por Aguiar e Ozella (2006; 2013). Identificamos que a identidade dos jovens, gays e afeminados é marcada pelo medo de passarem toda a vida como mobilizadores de conflitos sociais que minam todos os seus processos de pertencimento e vinculação, levando à inibição de todo potencial de agenciamento de gênero e sexualidade e a um rebaixamento de si que provoca o cansaço e a exaustão de resistir às instituições sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kléber Neves Marques Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação, Universidade Federal da Paraíba

Referências

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Apreensão dos sentidos: aprimorando a proposta dos núcleos de significação. R. bras. Est. pedag., v. 94, n. 236, p. 299-322, jan./abr. 2013.

AGUIAR, W. M. J.; OZELLA, S. Núcleos de Significação como Instrumento para a Apreensão da Constituição dos Sentidos. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 2, n. 26, p. 222-245. 2006.

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. O preconceito contra o nordestino. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. 3. ed. São Paulo: Edições MMM, 2012.

BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BUTLER, J. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BUTLER, J. The force of non-violence. New York: Verso Books, 2020.

CARVALHO, M. E. P.; ANDRADE, F. C. B.; JUNQUEIRA, R. D. Gênero e diversidade sexual. EFPB, 2009. Disponível em: www.ufpb.br>contents>noticias>didaticos>glossarioEscolasPlurais1. Acesso em: 01 mar. de 2024.

CONNELL, R. Gênero em termos reais. São Paulo: nVersos, 2016.

CONNELL, R. Masculinities. Ciudad Universitaria: UNAM-PUEG, 2003.

CONNELL, R.; MESSERSCHMIDT, J. W. Masculinidade hegemônica: repensando o conceito. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 21, n. 1, p. 241-282, 2013. Disponível em:https://www.scielo.br/j/ref/a/cPBKdXV63LVw75GrVvH39NC/?lang=pt. Acesso em: 23 jan. de 2024.

DAYRELL, J.; CARRANO, P. Juventude e Ensino Médio: quem é este aluno que chega à escola. In: DAYRELL, J.; CARRANO, P.; MAIA, C. L. (Orgs.). Juventude e Ensino Médio. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

GREEN, J. N. Além do carnaval: a homossexualidade masculina no Brasil do século XX. São Paulo: Editora da UNESP, 2019.

LOPES, P. O. HIV e AIDS, passado e presente: os gays como representação social da doença, Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 5, 2021. Disponível em:https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/30028/23651. Acesso em: 01 mar. de 2024.

LOURO, G. L. Pedagogias de gênero e sexualidade. In: LOURO, G. L. (Orgs.). O Corpo Educado: Pedagogias da Sexualidade. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MARQUES JÚNIOR, K. N. Masculinidades bicha: trajetórias escolares das bichas no ensino médio. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal da Paraíba, Paraíba, 2022.

MOURA, R. G.; NASCIMENTO, R. P. O gay afeminado nas organizações: uma tensão permanente com padrões heteronormativos. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 29, n. 1, 2021.

OLIVEIRA, M. R. G. O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

SAFATLE, V. Dos problemas de gênero a uma teoria da despossessão necessária: ética, política e reconhecimento em Judith Butler. In: BUTLER, Judith. Relatar a si mesmo. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

SANTOS, I. et al. Prótese parcial removível de carapaça na reabilitação de jabuti-piranga (Chelonoidis carbonária SPIX, 1824): relato de caso. Enciclopedia biosfera, v. 17, n. 34, 2020. Disponível em:https://www.conhecer.org.br/ojs/index.php/biosfera/article/view/2091. Acesso em: 26 fev. 2024.

SCOTT, J. Gênero: Uma Categoria Útil para a Análise Histórica. Recife: SOS: Corpo e Cidadania, 1995.

WELZER-LANG, D. A construção do masculino: dominação das mulheres e homofobia. Revista Estudos Feministas, v. 2, n. 9, p. 460-482, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/WTHZtPmvYdK8xxzF4RT4CzD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 01 mar. de 2024.

Downloads

Publicado

2025-03-23

Como Citar

Marques Júnior, K. N., & Paiva Júnior, J. E. F. (2025). As masculinidades e a melancolia de gênero em jovens gays afeminados. Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(3), 235–257. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/59570

Edição

Seção

Seção Temática