A Tecnologia de Gênero na análise de documentários
uma análise comparada de obras de Eliza Capai
Keywords:
gênero, tecnologia de gênero, eliza capai, documentárioAbstract
Women directors play an important role on how we perceive and understand narratives in documentaries. The feminine approach put into debate raises possibilities about different perspectives, which can address different sensibilities, bringing to light stories that may have been neglected or underrepresented. When constructing the narrative of documentaries, female directors can bring a different perspective to the construction of the characters and stories of the topics covered, whether they are men, women or things. Through their lens, documented stories come to life in a different way, challenging stereotypes and expanding collective understanding of human experiences. Thus, this article seeks to bring the contributions of Teresa De Lauretis, creator of the concept of technology of gender, to analyze the documentary productions Elize Matsunaga: Era uma vez um crime (2021) and Incompatível com a vida (2023), both by the brazilian director Eliza Capai.
Downloads
References
Amorim, T. Discurso jornalístico como uma tecnologia de gênero: aproximações teóricas. Intercom, v. 42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/nacional2019/resumos/R14-1170-1.pdf. Acesso em: 25 jan 2024.
ANCINE - AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. Diversidade de Gênero e Raça nos
Longas-metragens Brasileiros Lançados em Salas de Exibição 2016. Rio de Janeiro, 2018. https://www.gov.br/ancine/pt-br/arquivos/informe-diversidade-2016.pdf
Caldeira, Maria Carolina da Silva; PARAÍSO, Marlucy Alves. Tecnologias de gênero, dispositivo de infantilidade, antecipação da alfabetização: conflitos na produção de corpos generificados. Educação e Pesquisa, v. 42, p. 755-772, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201609152282. Acesso em: 27 jan 2024.
Candido, M. R. et al. GÊNERO E RAÇA NO CINEMA BRASILEIRO. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 36, n. 106, p. e3610611, 2021.
https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/YNhtmqLxsbJDK5pspvV35gD/
Capai, E. “Incompatível com a vida”: um grito pessoal e político de Eliza Capai. , 23 nov. 2023. Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/secoes/colunistas/incompativel-com-vida-grito-pessoal-eliza-capai
De Lauretis, T. A tecnologia do gênero. Em: Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Editora Rocco, 1994, pp. 206–242.
De Lauretis, T. A tecnologia de gênero. Em: Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA, 2019. p. 438.
Galastro, E.; Fonseca, R. M. A identidade masculina e feminina na visão dos profissionais de saúde de um serviço de saúde reprodutiva. [s.d.].
Pieta, A. P. Acesso ao feminismo: para além do que circula na internet. Revista Estudos Feministas, v. 31, n. 3, p. e92243, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ref/a/dKNjzmhmtPjQpxNpZYqQLyB/?lang=pt
Sartor, A. G.; De Jesus, J. G. Diferença e diversidade: Perspectivas transfeministas na compreensão da categoria “gênero” Difference and Diversity: Transfeminist perspectives on understanding the category" gender”. Brazilian Journal of Development, v. 8, n. 2, p. 12778–12785, 2022. Disponível em: https://www.academia.edu/download/87505056/pdf.pdf. Acesso em: 26 jan 2024.
Scott, Joan W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Em Pensamento feminista: Conceitos fundamentais. Rio de Janeiro, Bazar do Tempo Produções e Empreendimentos Culturais LTDA, p. 49-80.
Takazaki, S. S. Lesbianidade, representatividade e estereótipos: filmes de animação como tecnologia de gênero. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2021, 243 p. Disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222016. Acesso em: 26 jan 2024.
Vilela, F. M. TECNOLOGIA DE GÊNERO NO FILME “A MULHER DE TODOS” (1969). Em: V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DESFAZENDO GÊNERO. , 22 nov. 2021. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/desfazendo-genero/2021/TRABALHO_COMPLETO_EV168_MD_SA_ID_17122021215127.pdf. Acesso em: 27 jan. 2024
Wittmann, I. Transgeneridade e cinema: discursos, limites e tecnologias de gênero. Seminário Internacional Fazendo Gênero 11: Transformações, conexões, deslocamentos–13o Mundos de Mulheres, p. 1–12, 2017. Disponível em: https://www.academia.edu/download/57596107/WITTMANN-_Transgeneridade_e_cinema.pdf. Acesso em 26 jan 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Cadernos de Gênero e Diversidade

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.







