Heterotopias

espaços de criação de possibilidades na formação de profissionais da educação em educação para a sexualidade

Autores

  • Cristina Monteggia Varela Universidade Federal do Rio Grande - Furg
  • Paula Regina Costa Ribeiro Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Joanalira Corpes Magalhães Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Palavras-chave:

Educação para a sexualidade. Heterotopia. Formação de profissionais da educação. Resistência.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir o Videocurso Educação para a Sexualidade enquanto espaço permeado por elementos heterotópicos que possibilitam a formação de profissionais da educação em educação para a sexualidade. Pautado nos estudos foucaultianos, propõe-se, na presente pesquisa, realizar o estudo teórico do conceito de heterotopia desenvolvido por Michel Foucault e, posteriormente, realizar a análise do espaço do Videocurso. Conclui-se ser o Videocurso um espaço permeado por elementos das heterotopias pensadas por Foucault. Percebe-se, nele, a justaposição de espaços distintos entre si, permitindo o diálogo, bem como a troca de experiências e de vivências dos/das cursistas que participam do curso. Além disso, esse se configura um espaço de desvio, ao que tem se instituído, na educação no Brasil, o qual cria possibilidades para o aprendizado e a discussão da educação para a sexualidade, fazendo multiplicar a promoção de uma educação pautada nas diferenças e no combate às violências.

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Biografia do Autor

Cristina Monteggia Varela, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Pedagoga pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2009). Mestra em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Doutora em Educação em Ciências pelo PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (2019). Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Florianópolis, na Secretaria Municipal de Educação (PMF/SME). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação para a sexualidade, formação de professores, corpos, gêneros e sexualidades. Membro do Grupo de Pesquisa Sexualidade Escola - GESE.

Paula Regina Costa Ribeiro, Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professora do Instituto de Educação e dos Programas de Pós-Graduação: Educação em Ciências e Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – Furg. Pós-Doutorado na Escola Superior de Educação de Coimbra/Instituto Politécnico de Coimbra. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). Líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: corpos, gêneros e sexualidades. Bolsista produtividade 1C do CNPq. http://lattes.cnpq.br/0516745823012125. https://orcid.org/0000-0001-7798-

Joanalira Corpes Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande - Furg

Professora Associada do Instituto de Educação e do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências da Furg. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do GT Pedagógico da Secretaria de Educação a Distância (SEaD), da Furg. Pesquisadora do Grupo de Investigación en Educación y Sociedad (Gies). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese), atuando principalmente nos seguintes temas: gêneros, gênero e ciência, sexualidades, artefatos culturais.

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Publicado

2025-05-24

Como Citar

Monteggia Varela, C., Ribeiro, P. R. C., & Corpes Magalhães, J. . (2025). Heterotopias: espaços de criação de possibilidades na formação de profissionais da educação em educação para a sexualidade . Cadernos De Gênero E Diversidade, 11(01), 232–260. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/56772

Edição

Seção

Artigos