Mujeres en la historia

un análisis interseccional de un libro de texto de inglés

Autores

Palavras-chave:

Livros didáticos, Ingles lingua estrangeira , Mulheres na história , Interculturalidade crítica

Resumo

Este artigo discute os resultados da análise de uma unidade didática do segundo volume de uma série de livros didáticos de inglês como língua estrangeira, #livingUruguay, produzida e distribuída no Uruguai. A unidade selecionada, intitulada History Makers, apresenta personagens históricos e suas contribuições à humanidade. O principal objetivo do trabalho é analisar quem se representa e como se avalia sua participação para a construção da história em duas seções desta unidade didática. O estudo emprega como principal concepção teórica a noção de interseccionalidade, a fim de discutir como o tratamento da temática potencializa ou limita uma aproximação intercultural crítica. Os procedimentos metodológicos compreendem duas principais etapas. Em primeiro lugar, se analisam como os recursos escritos e visuais utilizados no livro constroem discursivamente o envolvimento com a audiência a partir do sistema de avaliatividade. Num segundo momento, se exploram as demandas das perguntas das atividades didáticas associadas a esses recursos. Através do estudo foi possível verificar que o livro didático avança em certas questões, sobretudo no protagonismo histórico feminino. Porém, a partir de uma abordagem interseccional, nota-se um tratamento menos aprofundado na atuação de mulheres negras, o que pode contribuir à invisibilidade desse grupo social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Trevisan, Universidad de la República

Magíster en Ciencias Humanas, opción Lenguaje, Cultura e Sociedad por la Universidad de la República (Udelar-Uruguay) y graduación en Letras - Portugués y Español por la Universidade Estadual do Paraná (Unespar-Brasil). Actualmente profesora de portugués y español como lenguas adicionales en Instituciones Privadas de Uruguay y docente/investigadora grado 1 contratada por la Udelar.

Referências

AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Pólen, 2019.

ANEP (Uruguay). #livingUruguay 2. Montevideo, 2021. Disponible en: https://www.anep.edu.uy/codicen/politicas-linguisticas/publicaciones. Acceso em: 01 jun. 2022.

ANEP- MIDES - INMUJERES. GUÍA DIDÁCTICA: Educación y afrodescendencia. 2013. Disponible en: https://www.anep.edu.uy/sites/default/files/images/Archivos/publicaciones-direcciones/DDHH/educacion-afrodescendencia/GuiaDidacticaEducacionyAfrodescendencia.pdf. Acesso em: 1 de junho de 2021.

APPLE, Michael W. The Culture and Commerce of the Textbook. Journal Of Curriculum Studies, [S.L.], v. 17, n. 2, p. 147-162, abr. 1985. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/0022027850170204.

BORI, Pau. Language textbooks in the era of neoliberalism. Londres: Routledge, 2018.

BYRAM, Michael. Teaching and assessing intercultural communicative competence. Clevedon: Multilingual Matters, 1997.

CANALE, Germán. (Re)Searching culture in foreign language textbooks, or the politics of hide and seek. Language, Culture and Curriculum, [S.L.], v. 29, n. 2, p. 225-243, 19 fev. 2016. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/07908318.2016.1144764.

CANALE, Germán. A Multimodal and Ethnographic Approach to Textbook Discourse. Nueva York: Routledge. 2023.

CANALE, Germán; FURTADO, Victoria. Gender in EFL Education: negotiating textbook discourse in the classroom. Changing English, [S.L.], v. 28, n. 1, p. 58-71, 2 jan. 2021. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/1358684x.2020.1812377.

CANDAU, Vera María Ferrão. Educación intercultural crítica: entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine. Pedagogias decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re) existir y (re) vivir. Tomo I. Quito: Abya Yala, 2013. p. 23-68.

CANDAU, Vera María Ferrão. Diferenças, educação intercultural e decolonialidade. Revista Espaço do Currículo, [S.L.], v. 13, n. , p. 678-686, 11 dez. 2020. Portal de Periodicos UFPB. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nespecial.54949.

COLLINS, Patricia Hill; BIRGE, Sirma. Intersectionality: key concepts. 2. ed. Cambridge: Polity Press, 2020[2016].

CRENSHAW, Kimberlé. Demarginalizing the Intersection of Race and Sex: a black feminist critique of antidiscrimination doctrine, feminist theory and antiracist politics. University Of Chicago Legal Forum, Chicago, v. 1989, n. 8, p. 139-167, 1989.

CRENSHAW, Kimberlé. Mapping the Margins: intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stanford Law Review, [S.L.], v. 43, n. 6, p. 1241, jul. 1991. JSTOR. http://dx.doi.org/10.2307/1229039.

DENDRINOS, Bessie. The EFL textbook and ideology. Athens: N.C. Grivas Publications, 1992.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural e Movimentos Sociais: trajetória de pesquisa da rede mover. João Pessoa: CCTA, 2017.

GRAY, John. The ELT coursebook as cultural artefact: how teachers censor and adapt. ELT Journal, [S.L.], v. 54, n. 3, p. 274-283, jul. 2000. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.1093/elt/54.3.274.

GRAY, John. LGBT Invisibility and Heteronormativity in ELT Materials. Critical Perspectives on Language Teaching Materials, [S.L.], p. 40-63, 2013. Palgrave Macmillan UK. http://dx.doi.org/10.1057/9781137384263_3.

HALLIDAY, Michael A. K.; MATTHIESSEN, Christian M.I.M. Halliday’s Introduction to Functional Grammar. 4 ed. Nueva York: Routlege, 2014 [1985].

KRAMSCH, Claire J. The cultural component of language teaching. Language, Culture And Curriculum, [S.L.], v. 8, n. 2, p. 83-92, jan. 1995. Informa UK Limited. http://dx.doi.org/10.1080/07908319509525192.

KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: the grammar of visual design. 3. ed. Londres: Routledge, 2021[1996].

LUGONES, María. Colonialidad y género. Tabula Rasa, Bogotá, n. 9, p. 73-101, jul./dez. 2008. Disponible en: https://www.revistatabularasa.org/numero-9/05lugones.pdf. Acceso en: 01 jun. 2021.

LUGONES, María. Toward a Decolonial Feminism. Hypatia, [S.L.], v. 25, n. 4, p. 742-759, 2010. Cambridge University Press (CUP). http://dx.doi.org/10.1111/j.1527-2001.2010.01137.x.

MARCUSCHI, Luis Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MARTIN, James R.; WHITE, Peter R. R. The Language of Evaluation: Appraisal in English. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2005.

OLIVEIRA, Fernando Fernandes. et al. Representatividade das mulheres negras na ciência: a presença racial nos livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias do ensino médio 2021/2024. Cuadernos de Educación y Desarrollo, [S. l.], v. 15, n. 9, p. 8387–8403, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n9-023.

OTEÍZA, Teresa; PINUER, Claudio. Des/legitimación de las memorias históricas: valoración en discursos pedagógicos intermodales de enseñanza básica chilena. Revista Signos, [S.L.], v. 49, n. 92, p. 377-402, dez. 2016. SciELO Agencia Nacional de investigación y Desarrollo (ANID). http://dx.doi.org/10.4067/s0718-09342016000300006.

OTEÍZA, Teresa; PINUER, Claudio. El sistema de valoración como herramienta teórico-metodológica para el estudio social e ideológico del discurso. Logos: Revista de Lingüística, Filosofía y Literatura, [S.L.], v. 29, n. 2, p. 207-229, nov. 2019. Universidad de la Serena. http://dx.doi.org/10.15443/rl2918.

PAINTER, Clare. et al. Reading visual narratives. Image analysis of children’s picture books. Lancaster: Equinox, 2013.

RISAGER, Karen. Language and Culture Pedagogy: from a national to a transnational paradigm. Clevedon, Bufalo y Tortonto: Multilingual Matters LTD, 2007.

RISAGER, Karen. Representations of the World in Language Textbooks. Nueva York y Londres: Multilingual Matters, 2018.

SANTOS, Juliana Silva. Representações da mulher negra em livros didáticos de português. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, v. 1, n. 25, p. 48-68, 11 dez. 2015.

SONG, Ziyu; XIONG, Tao. A comparative study of the visual representation of gender in two series of secondary English as a foreign language textbooks in China. En: Cultural Knowledge and Values in English Language Teaching Materials. Singapore: Springer Nature Singapore, 2022. p. 81–101.

TREVISAN, Caroline. Comprensión lectora e interculturalidad crítica en libros de texto de español. Journal of Spanish Language Teaching, v. 11, n. 2, p. 180-195, 4 nov. 2024.

https://doi.org/10.1080/23247797.2024.2420497

TUBINO, Fidel. Del interculturalismo funcional al interculturalismo crítico. Red Internacional de estudios Interculturales. Universidad Católica de Chile. 2004. Disponible en: http://www.pucp.edu.pe/invest/ridei/pdfs/inter_funcional.pdf. Acceso em: 01 jun. 2021.

URUGUAY. Registro Nacional de Leyes y Decretos. Tomo I. 2013. Disponível em: https://www.impo.com.uy/bases/leyes/19122-2013. Acesso em: 1 junho de 2022.

VAN LEEUWEN, Theo. Discourse and practice: new tools for critical discourse analysis. Nueva York: Oxford University Press, 2008.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. In: VIAÑA, Jorge; TAPIA, Luis; WALSH, Catherine. Construyendo Interculturalidad Crítica. La Paz: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, 2010. p. 75-96.

ZÁRATE PÉREZ, Adolfo. Interculturalidad y decolonialidad. Tabula Rasa, Bogotá, n. 20, p. 91-107, jan. 2014. Disponible en: https://revistas.unicolmayor.edu.co/index.php/tabularasa/article/view/1287/1853. Acceso en: 01 jun. 2021.

ZÁRATE PÉREZ, Adolfo. El uso de las preguntas de comprensión crítica en los libros de texto. Foro de Educación, [S.L.], v. 13, n. 19, p. 297-326, jul. 2015. FahrenHouse. http://dx.doi.org/10.14516/fde.2015.013.019.013.

Downloads

Publicado

2025-03-17

Como Citar

Trevisan, C. (2025). Mujeres en la historia: un análisis interseccional de un libro de texto de inglés . Cadernos De Gênero E Diversidade, 10(2), 97–123. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/51914

Edição

Seção

Artigos